quinta-feira, 5 de julho de 2012

Oznei Haman


Finalmente, aqui vai um dos docinhos que fizemos para a nossa festa de anos: os Oznei Haman! Pela minha pesquisa na fidedigna wikipédia (ahah), é um doce típico das festas de Purim, que celebra a salvação dos judeus persas do malvado do Haman que os queria exterminar. Estes bolinhos simbolizam as orelhas do Haman, daí o seu nome. Nas minhas buscas pela net, esta espécie de bolacha dobra-se mantendo o centro aberto ao meio, de forma a ver-se o recehio, mas nós optámos por os fechar completamente, porque assim ficavam mais parecidos com orelhas. Foi a minha receita favorita, dentro de todas as receitas judaicas que fiz para a festa. Há várias versões, mas eu fiz a daqui.



Ingredientes (para cerca de 30 bolachas):
200 gr de Margarina
100 gr açúcar
2 gemas
4 c. sopa de farinha Maizena
Raspa da casca de 1 laranja
500 gr de farinha de trigo
Doce de pêra q.b.

Modo de fazer: Bater a margarina com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Adicionar gradualmente as gemas batidas levemente e a raspa da laranja. Numa tigela à parte misturar a farinha maizena com a farinha de trigo. Juntar a mistura de manteiga a esta mistura de farinha, mexendo. Cobrir a massa com película aderente e levar ao frigorífico durante uma hora. Após esse tempo, esticar a massa até ficar fininha (mas não demasiado, para não rasgar ao enrolar) e cortar círculos (eu usei uma tigela). Juntar uma colher de doce de pêra no centro de cada circulo e fechar em forma de triângulo. Levar a assar num tabuleiro forrado com papel manteiga, a 180ºC durante 20/25 min. 
Eu fiz com antecedência e congelei. Levei ao forno ainda congelados e eles não se queixaram. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!