quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Cinnamon rolls


No outro dia fui ao IKEA, coisa que odeio solenemente mas que a minha irmã adora. E eu, como a adoro a ela, também fui para lhe fazer companhia.

Aliás, eu nem odeio particularmente o IKEA. Prefiro ir ao IKEA do que a qualquer centro comercial. Prefiro anda a ver móveis que andar a ver roupas! Adorava o meu guarda roupa se auto renovasse. Não me importava de ter um marido que adorasse comprar roupa e que aproveitasse as suas deambulações pela Primark e assim e me comprasse roupa a mim. Como muitas mulheres fazem aos maridos, ainda hoje em dia como por ex. a minha mãe

Mas desta vez, começámos pelo lado certo do IKEA, ou seja: pelo lado do café. Fomos beber o cafezinho, e por 50 cêntimo tinha direito a um copo de papel que podia encher as vezes que quisesse com café (de qualidade um pouco duvidosa, mas ainda assim aceitável) e um bolinho de canela. Naquela tarde de domingo que chovia que parecia desabar o mundo, o café quentinho, quase grátis, e um cinnamon roll acabadinho de sair do forno soube-me pela vida e permitiu-me sobreviver a um resto de tarde de deambulações por simulações de casas minúsculas. 


Na quarta-feira passada, como um sinal do destino, a Patrícia do blogue "Coco e Baunilha" publicou uma receita de cinnamon rolls de aspecto delicioso e absurdamente tentador, muito parecidos com os bolinhos do IKEA. Apesar de gostar muito de trabalhar com massas lêvedas (dá para descarregar as fúrias!), o processo de as pôr a levedar não coincide com o meu pouco tempo livre, mas às terças costumo ter o dia desocupado. Comprei fermento de padeiro em saquetas e ontem, a meio do estudo, não resisti! E ainda bem, porque animou o meu dia e perfumou a minha casa de baunilha e canela...

E digo-vos uma coisa: quentinhos, acabadinhos de sair do forno, frente à televisão e com uma mantinha nas pernas... Muito melhor que os do IKEA!

Ingredientes:
MASSA
  • 1 ovo
  • 40 gr de margarina
  • 30 gr de açúcar amarelo
  • 120 ml de leite de soja natural
  • 300 gr de farinha 
  • Fermento de padeiro em saquetas (cada marca tem a sua própria conversão por kg de farinha: eu 5 gr de pó da Fermipan). 
  • 1 pta de sal

RECHEIO
  • 50 gr de margarina
  • 80 gr de açúcar amarelo
  • 1 c. sopa de canela
  • 1 c. sopa de farinha

Modo de fazer:
Amornar o leite. Com uma batedeira bater a margarina, o açúcar, a baunilha e o sal. Juntar o leite e a farinha peneirada. Amassar durante 10 min. A massa deve ficar elástica e pegar-se aos dedos. 

Tipo assim!
Polvilhar com farinha os cantos do recipiente onde amassaram a massa, cobrir com película aderente e um pano e deixar levedar num sitio quente e sem correntes de ar (eu deixei na cozinha), durante 1h30min. 

A massa a dormir!
Iei, o fermento funcionou!
Derreter a margarina do recheio. Numa tigela, misturar a margarina derretida com o açúcar, a canela e a farinha até formar uma pasta. Reservar.


Amassar a massa ligeiramente e estendê-la, com a ajuda de um rolo, num rectângulo de 40 por 30 cm. 


Cobrir com a mistura do recheio...



... e enrolar pelo lado maior como se fosse uma torta. Cortar em 9 partes iguais (eu cortei em 10 e arrependi-me, porque só couberam 9 na forma). 


Colocar as rodelas pelo lado do corte num tabuleiro forrado com papel manteiga e deixar levedar mais 20 min. 

Substimei claramente a dimensão da massa!
Cresceram um "bocadinho"
Ao fim desse tempo, eu coloquei-os numa forma redonda, mas podem deixá-los no tabuleiro, e levar ao forno durante 25 min, a 180ºC. 

9 dos 10 cinnamon rolls, muito bem apertadinhos
Servir quentinhos, que é como me sabem melhor! Acompanham muito bem dias de chuva e uma grande caneca de chá. 

Mnham!

6 comentários:

  1. Eu também adoro ir ao IKEA e fui lá à pouco tempo e reparei nessa promoção! Não comi, mas por esse preço é imbativel :)

    Adorei o teu passo a passo! Os rolls ficaram deslumbrantes e de certeza deliciosos :)

    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, como conseguiste resistir??? Fizeste mal, estavam mesmo bons ;)
      Obrigada, mas é impossivel bater os teus passo-a-passo :P

      Eliminar
    2. Vês Ana, és a única que não gosta de ir ao IKEA!

      Eliminar
  2. Credo, que bom aspecto! :D
    Como podes não gostar do IKEA? Eu tenho de fugir dele, senão não faço outra vida e essas promoções são ainda mais tentadoras. :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :P Se o IKEA fosse só um grande café com cinnamon rolls e café à descrição a 0.50, acho também teria de fugir dele :P

      Eliminar
  3. Gosto imenso de lá ir, ainda não experimentei os cinnamon rolls, mas estes teus não ficam nada atrás em termos de aspecto e devem estar uma delicia

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!