terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Bolo Húmido de Chocolate para um Dia dos Namorados estando solteira!


Eu sei que o dia dos namorados já foi há quase duas semanas, mas o dia dos namorados é quando nós quisermos (mal de nós se assim não fosse!). 

Este ano continuei solteira, mas como de costume queria fazer alguma coisa especial para marcar o dia. Adoro rituais, e o do dia dos namorados é muito simples: fazer aquilo que me der na veneta. Há uns anos, no secundário, ia beber café com natas com os meus amigos num cafezinho daqui (que entretanto fechou) enquanto trocávamos cartas fofinhas entre nós (guardo todas ainda!). O ano passado, fui dar um passeio pela baixa. Também já tive idas ao cinema, sempre com amigos e sempre muito bem acompanhada. Mas este ano queria fazer alguma coisa apenas comigo.

Depois de almoço, fiz este bolo de chocolate, que tem uma história engraçada. Uma amiga minha (olá Marta!) faz o melhor bolo de chocolate do mundo. Ou, pelo menos, o melhor bolo de chocolate que já provei! Ela deu-me a receita, mas obrigou-me a jurar segredo. Como quando eu quando juro cumpro sempre, cá vai a receita do bolo de chocolate que, apesar de baseado no bolo de chocolate da Marta, tem as minhas modificações.

Não ficou tão bom como o dela, nem de perto nem de longe, mas acompanhou muito bem a tarde de filmes que se seguiu :)

No fim, acabou por ser um dia dos namorados perfeito à sua maneira, com bolo de chocolate baseado na receita de uma menina de quem eu gosto muito, e, como me disse outro amigo meu (de quem eu também gosto muito, olá João!), na companhia da pessoa de quem mais gosto: eu.

Espero que gostem também e que aproveitem para fazê-lo, quando precisarem de ter um dia dos namorados noutro mês que não seja Fevereiro... 

Ingredientes
BOLO
150 gr de chocolate
125 gr de manteiga (manteiga mesmo, não usem margarina!)
150 gr de açúcar
2 c. sopa de farinha
3 ovos

COBERTURA
100 gr de chocolate
1 pacote de natas
1 c. sopa de manteiga

Modo de fazer:
BOLO
Derreter a manteiga em lume brando. Juntar no chocolate e mexer. Apagar o lume e juntar o açúcar. Misturar bem com uma colher de pau. Juntar a farinha e as três gemas de ovos. Bater as claras em castelo. Envolver as claras na mistura de chocolate. Untar um pirex com margarina, despejar a mistura e levar ao forno a 150ºC durante 40-45 min (não o deixem cozer de mais, tem de ficar a desfazer-se no meio!). Entretanto, preparar a COBERTURA:
Derreter tudo em lume brando e verter sobre o bolo. Servir quentinho, às fatias como se fosse um brownie, acompanhado por um chá quentinho ou uma bola de gelado, se se sentirem com coragem depois de verem as calorias por porção :P



Rende cerca de 6 porções
Aprox. 652 kcal por porção

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Bolo de Laranja com Caramelo de Laranja para o recomeço das Orações de Taizé!


Quero partilhar convosco este delicioso bolo de laranja da minha avó, que fiz para o recomeço das Orações de Taizé da minha paróquia (não sei se já tinha referido aqui, mas VOLTO A TAIZÉ NA PÁSCOA!!! :D :D :D).

Um bocadinho de Taizé trazido para os subúrbios lisboetas
A minha avó é a pessoa que conheço que melhor faz bolos. A sério. Ela pega numa receita boa e torna-a fantástica só pelo simples facto de ser ela a fazê-la. Os bolos dela são sempre altos, fofos, leves e eu tenho imensa pena de não lhe ter herdado o jeito. 


Decidi tentar replicar a receita fazendo uma pequena alteração: a receita da minha avó pedia que regássemos o bolo com sumo de laranja e eu preferi experimentar fazer um caramelo de laranja. Resultou muuuuito bem! Caramelo com laranja, não há como errar! Só o bolo é que não ficou tão alto e fofo como o dela... enfim, faltou-lhe a mão da avó. E, no que toca a bolos, não há como a mão da minha avó.


Ingredientes:
BOLO
250 gr de margarina
250 gr de açúcar
250 gr de farinha
4 c. de chá de fermento
6 ovos
Raspa de 4 laranjas 
Sumo de 2 laranjas

CARAMELO
1 chávena de açúcar
sumo de 1 laranja

Modo de fazer: 
BOLO
Derreter a margarina com o sumo das laranjas. Bater os ovos com o açúcar. Juntar a margarina com o sumo de laranja e bater. Juntar os ingredientes secos mexendo bem com uma colher de pau. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 35-40 min (fazer o teste do palito, não há que enganar!).

CARAMELO DE LARANJA
Entretanto preparar o caramelo de laranja, derretendo o açúcar num tacho. Quando começar a ficar escuro, juntar o sumo de laranja. Despejar sobre o bolo ainda quente e dentro da forma.
Desenformar o bolo depois de frio!
Acompanha lindamente um chá quentinho - de preferência com boa companhia, como foi o caso!

Quem quer bolo, quem quer?
Por detrás da fatia do bolo, podem ver-nos a aquecer as mãozinhas no chá que tinham preparado para nós!
Rende cerca de 18 fatias
Cerca de 202 kcal/porção

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Bolo de ananás e chantilly para o aniversário do pai!


Já foi há uma semana, mas antes tarde que nunca!
O meu pai só pede uma coisa para os anos: um bolo com chantilly e ananás enlatado. Apesar de não ser grande apreciadora nem de chantilly nem de ananás enlatado, cá está o deste ano, que, à semelhança de todos os outros, deve muito à decoração (não escondo de ninguém a minha inexistência de qualquer veia artística: nem gota de sangue, quanto mais veia!), mas de sabor compensa!


O único senão (tem de haver sempre um contratempo quando cozinho para ocasiões especiais!) foi o temporizador ter encravado. O bolo estava quase cozido, mas ainda faltava uns minutinhos para ficar perfeito, por isso pus mais cinco minutos e o temporizador encravou - e como estava descansada que o forno se ia desligar automaticamente, cozeu cerca de 20 minutos a mais! Tive muita sorte em não se ter queimado, mas secou muito o bolo.

Aqui nota-se bem...
Então cá vai o modo de fazer este bolo, que é facílimo!

Ingredientes:
Bolo esponja - Receita já publicada aqui
3 pacotes de natas
3 c. sopa de sumo de limão
4 c. sopa de açúcar
1/2 lata de ananás em lata+cerca de 6 c. sopa da calda
cacau em pó q.b.

Modo de fazer:
Fazer o bolo numa forma redonda. Deixar arrefecer e dividir o bolo em três partes iguais (uso sempre uma linha, um dia destes tenho de fazer um post a explicar o passo-e-passo).

Bater as natas em chantilly, com o sumo de limão e o açúcar. Reservar.


Partir o ananás em pedacinhos, reservando 2 fatias e meia para a decoração.

Humedecer a primeira parte do bolo com um pouco da calda.


Cobrir com um pouco de chantily e com 1/3 do ananás partido em pedaços. Repetir o mesmo na segunda camada.

Cobrir o bolo com chantilly e enfeitar a gosto com o chantilly e com as fatias de ananás reservadas, partidas em quatro (sequem-nas bem com um pouco de papel absorvente antes de as colocar por cima do chantilly).



Num restinho das natas, juntámos ainda um pouco de cacau em pó para escrevermos "Parabéns Fernando". Como a minha irmã fez o primeio "n" em letra cursiva e o segundo em letra de imprensa, parece que está escrito "Parabéms Fernando", mas em caso de dúvida podemos sempre culpar o novo acordo ortográfico.


Espero que gostem! Apesar de simples e não muito bonito, foi feito com carinho.


Rende cerca de 14 fatias grandes
Cerca de 452 kcal por porção

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Truque: Bater natas em chantilly!

Alguém mais tinha essa problema? O meu chantilly tinha sempre alguma deficiência, ou ficava sempre líquido ou virava manteiga. Até que a minha mãe viu no programa Prato do Dia uma técnica fantástica: usar sumo de limão!
Eu já usava sumo de limão para coalhar o leite de soja (para o meu tofu caseiro), por isso a ideia não me pareceu descabida. Bater levemente as natas, juntar uma colher de sopa ou duas de sumo de limão em por cada pacote de natas, enquanto de continua a bater e a magia começa a dar-se instantaneamente!
Vejam só:


Desvantagem principal: o sabor a limão. Mas como este chantilly foi usado no bolo de aniversário do meu pai (receita a publicar amanhã!), resultou muito bem a cortar o doce.


Experimentem, a vossa vida vai mudar!

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Dia dos namorados

Não devia, mas vou só acabar de escrever isto e passar dois filmes para uma pen e vou num instante fazer um bolo de chocolate, enfiar-me no sofá com os meus dois gatinhos e passar o resto da tarde a ronronar com eles, ver filmes, comer bolo, beber chá e tudo isto com uma mantinha de lã nos pés.

É demasiado estranho adorar estes meus dias de S. Valentim solitários?

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Leite creme - com muitos percalços, mas com um final feliz!


Uma das receitas que queria experimentar desde o Natal (em que recebi um maçarico!!!) era o leite creme. Nunca tinha feito, raramente tinha comido mas queria experimentar o maçarico e sonhava com a tal crostinha de açúcar que tanto falam no Masterchef *.*


Fui à procura da receita no blogue Coco e Baunilha e pareceu-me muito bem. Quando comecei a pesar os ingredientes é que comecei a achar que a farinha maizena era muita (na minha imaginação, já via o meu leite creme a saber às papas de farinha maizena que a minha mãe me fazia ao domingo de manhã quando era pequena....) e decidi cortar para metade a quantidade de farinha maizena. Claro que aquilo não estava a ficar bem, por isso tive de acrescentar mais farinha maizena! Mas porque raio não sigo eu as receitas???


O segundo percalço foi ter-me enganado e começar a bater os ovos inteiros com o açúcar, quando devia ter só utilizado as gemas (!). É que agora nem posso dar a desculpa da faculdade, estou de férias, não estou cansada, tenho dormido imenso, não há desculpa para ser distraída! Mas lá continuei como se nada fosse.


Ao pôr o açúcar para caramelizar, tive o percalço nº3. Para além de não ter gás no maçarico (mas isso resolveu-se rápido), o açúcar, horas depois de ter ficado transformado numa crostinha deliciosa, dissolveu-se e ficou caramelo líquido! Alguém sabe porque isto aconteceu? Temos de queimar o açúcar pouco antes de servir para a crosta se manter? Isso não é nada prático! (Nas fotos o leite creme ainda tem a crosta, mas depois dissolveu-se completamente).

E não sei se foi destes percalços todos, mas ficou um leite creme delicioso - apesar de sem a crostinha de açúcar - e foi a primeira sobremesa a desaparecer no aniversário do meu pai. 

Aqui vai então a minha versão:

Ingredientes
820 ml de leite 
180 ml de natas
6 ovos 
200 gr de açúcar
40 gr de farinha maizena (40! Não 20!)
1 pau de canela
Casca de um limão
açúcar amarelo (para queimar no fim)

Modo de fazer:
Bater os ovos com o açúcar. Dissolver a maizena no leite e levar ao lume juntamente com as natas, a casca do limão e o pau da canela até que comece a ferver. Mexer de vez em quando. Quando ficar com a consistência de um creme, retirar do lime, remover a casca de limão e o pau de canela e deitar sobre o preparado dos ovos com o açúcar sem parar de bater. Levar novamente ao lume, mexendo bem de forma a cozer as gemas mas nunca deixar ferver. Deitar numa taça de servir, esperar que arrefeça um pouco, polvilhar com o açúcar amarelo e queimar com um maçarico.
Bom apetite!

Mnham!
Definitivamente, tenho de aprender a fechar os gatos enquanto estou na cozinha. 

Rende cerca de 10 porções (bem aviadas!)
Aprox. 250 kcal/porção

Contagem de calorias


A partir de hoje vou tentar colocar sempre, a acompanhar cada receita, a quantidade aproximada de calorias por porção.
Quem me conhece pessoalmente ou já me segue há algum tempo sabe que não acredito em dietas (dieta é o que se come todos os dias, durante toda a vida!) mas calcular mais ou menos as calorias que se ingere por dia (não de uma maneira obsessiva, como é evidente) pode ser útil a muita gente que quer perder peso, até acha que come pouco e não sabe muito bem onde está a errar.

Não tenho qualquer formação em nutrição nem nada que se pareça, portanto os cálculos são obtidos através de sites da internet e da calculadora, por isso é só mesmo uma indicação!

E não se esqueçam que as calorias não é o que mais importa no que comemos, mas sim o valor nutricional dos alimentos. Não serve de nada comermos alimentos baixos em calorias mais cheios de gorduras saturadas. Mais vale um corpo com excesso de peso mas saudável que um corpo magro e doente - e é nisto que acredito, mais do que contar calorias, por isso é só um pequeno "acrescento" que faço às minhas publicações, de forma a eventualmente ajudar alguém que queira controlar o seu peso e ao mesmo tempo fazer (e comer!) sem culpas as receitinhas que vou publicando. 

Também serve para me ajudar a mim, quando preciso de me lembrar que uma fatia de bolo é mesmo SÓ uma :P  

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Bolo de Coco para os anos do pai - e sim, é o melhor bolo de coco do mundo!


O meu pai fez anos na 6ª feira! 55 anos, é uma idade respeitável.

Tínhamos a festa "oficial" para hoje (preparem-se para a avalanche de receitas de sobremesas esta semana!), mas aniversário que se preze tem sempre de incluir velas para apagar! Ainda para mais, tínhamos a sorte de podermos almoçar todos juntos...


Queria algo simples e de preferência com coco, que é um dos ingredientes favoritos do meu pai. Tinha visto uma receita de bolo de coco no blogue Uma pitada de Açúcar e fiquei logo com a receita fisgada! Fiz apenas metade da receita e aldrabei um bocadinho nos ovos por isso vou publicar da maneira que eu fiz.

Todos gostámos muito, é daquelas receitas que vai a voar diretamente para a minha lista de favoritos! A Stêfania prometia que este bolo era o melhor bolo de coco do mundo, e eu dou-lhe toda a razão :)


Ingredientes (para cerca de 6 fatias)
115 gr de margarina
1/2 cháv. de açúcar
1/2 cháv. de farinha
2 ovos pequenos
1 c. chá de baunilha em pó
100 gr de coco ralado
1 c. chá de  fermento em pó


Modo de fazer: 
Bater a margarina amolecida com o açúcar e os ovos. Juntar metade da farinha peneirada. Acrescentar os ovos um a um batendo bem entre cada adição. Juntar a baunilha e a restante farinha. Misturar o coco e o fermento neste preparado com a ajuda de uma espátula/salazar (fica uma massa bastante densa, mas depois depois de cozido o bolo fica leve e fofo!)
Despejar numa forma untada e enfarinhada e levar ao forno aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até que esteja cozido. 
Espero que gostem e que tenham ficado com vontade de o experimentar, vale mesmo a pena!

Céu! *.*
A minha Safira, parece mesmo que queria soprar as velas ao "avô"!

Rende cerca de 6 fatias
Aprox. 335 Kcal/fatia

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Prémio Dardos


O prémio Dardos é um prémio que homenageia o esforço, a dedicação e a criatividade para manter um blogue, por isso fiquei muito contente por o blogue Ferreira Dias e Noites se ter lembrado de mim :) 

Agora, a minha tarefa é nomear 15 blogues que ainda não tenham recebido o prémio. Apesar de não serem todos de culinária, em todos estão disponíveis receitas ou informações sobre alimentação. Aqui vai então!

Se aceitarem o prémio, estes blogues têm de:
  1. Incluir a imagem do prémio no blogue
  2. Citar e disponibilizar o link do blogue que o premiou
  3. Escolher ele mesmo 15 blogues que ainda não tenham recebido o prémio e avisá-los.
Muito fácil, muito simples e muito querido. São pequenos (grandes!) reconhecimentos como estes que me deixam cheia de alegria por ter criado este blogue. É sempre bom saber que reconhecem o nosso trabalho, mas é ainda mais especial quando este reconhecimento vem de quem valorizamos muito.

Muito obrigada!

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Pipocas caramelizadas - Finalmente, ainda melhores que as do cinema!!!


A maioria de vocês já sabe dos meus pequenos dramas a fazer pipocas, como já tinha explicado aqui. Mas eu sou persistente, por isso continuei a minha busca pela receita das pipocas perfeitas, e finalmente apareceu!!! :D


Aparentemente, o meu erro estava em querer pipocas com pouco óleo e pouca gordura. Ou seja, pipocas light. Bem, ou se tem pipocas light ou se tem pipocas como as do cinema, as duas coisas, aparentemente, é impossível. 
Portanto aqui vai a receita, a derradeira, porque ficam mesmo tão boas, tão crocantes, tão escandalosamente deliciosas que as minhas buscas terminam oficialmente por aqui. Espero que gostem e que vos saiam bem! A receita veio do meu cunhado :)


Ingredientes (2 pessoas)
1/2 embalagem de milho para pipocas 
2/3 caneca de açúcar
1 pitada de baunilha em pó
2 c. sopa de óleo de sésamo (podem usar óleo normal)

Modo de fazer: Num tacho grande e de fundo largo, colocar o óleo e o milho para pipocas. Tapar e agitar vigorosamente e pôr ao lume. Ir agitando a panela frequentemente. Quando as primeiras pipocas começarem a rebentar, deitar o açúcar, agitar e ir agitando a panela até o tempo de intervalo entre cada pipoca ser superior a 5-6 s. Apagar o lume, deixar arrefecer ou comer mesmo assim à maluca!


São deliciosas!


Aqui o Wasabi muito tristonho por não poder atacar as pipocas! Acreditem que se o deixasse marchavam, que ele não é nada esquisito...