quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Castanhas Assadas


Adoro castanhas assadas, mas não sabia que se podiam fazer em casa! Por isso, fazia sempre cozidas (que também gosto bastante, por sinal).


Foi por o pai da Ana ter enviado uma grande caixa de castanhas pelo correio, vindas diretamente de Bragança (há mesmo algo de muito reconfortante em receber uma encomenda pelo correio, não há?) que soube que se podiam fazer castanhas assadas no forno.


Pode não ser nenhuma novidade para vocês, mas eu fiquei tão contente por poder assar castanhas em casa que não resisto a partilhar com vocês - é tão fácil e rápido que não quero correr o risco que entre os seguidores deste cantinho haja alguém que ainda desconheça que isto se pode fazer!

E a Ana ainda fez carinhas felizes nas castanhas, porque era um dia de muita chuva e de muitas melancolias. Um dia que precisávamos de muitos sorrisos - mesmo se vindos de uma castanha fosse o melhor que se podia arranjar.


E foi assim que o jantar foi sopa e castanhas sorridentes. E nós ficámos também um pouco mais felizes e reconfortadas.

A gente até se contenta com pouco.

Ingredientes
  • Castanhas
  • Sal

Modo de fazer:
Fazer um golpe horizontal nas castanhas. Cobrir com sal e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 min. Ao fim desse tempo, reduzir para 150ºC e deixar assar mais 30 min. Durante o tempo em que as castanhas estão a assar, mexer de vez em quando com uma coleher de pau. E estão prontas!
Quentes e boas. E, neste caso, sorridentes. 




4 comentários:

  1. Adoro castanhas assadas dá sempre para juntar os amigos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Márcia! Beijinhos e obrigada pela visita :)

      Eliminar
  2. Que. Castanha. Assustadora. Olha para essa boca cerrada... Parece o Jack do filme :P não te sentiste cruel a fazer isso? Haha :P
    NÃO SABIAS QUE SE ASSAM CASTANHAS? A sério? Ninguém da tua família ou do teu grupo de amigos assa castanhas em casa? Acho que toda a gente que eu conheço assa castanhas em casa, eu já as como desde que tenho 6 anos (número um bocado aleatório, não tenho a certeza. É só estimativa.)!
    Eu fiquei de boca aberta quando li o teu post :P Até disse, escandalizada, à minha avó que tu (claro que não disse "a Anouska" :P) não sabias assar castanhas (às vezes falo-lhe de blogs, é uma avó moderna) . Ela pode ou não ter-te chamado totó ;)
    (Não te preocupes, não é grave. Ela também chama isso à sua própria neta.)
    É engraçado, porque se tudo conspirar uma pessoa pode não fazer ideia de uma coisa muito popular. Ou então a minha família tem tendência para assar castanhas. Se calhar é um gene.
    Eu acho piada, gosto de descobrir coisas óbvia que eu não sei, de preferência deliciosas como castanhas assadas :) mas também pode não ser óbvio, se calhar a descoberta por estes lados foi feita mais cedo. Depende tudo do contexto - uma coisa ou hábito de que eu posso ouvir falar ou que posso repetir milhares de vezes parece-me óbvia, mas outra pessoa pode nunca ter ouvido falar. É engraçado :)
    Que tabuleiro com tão poucas castanhas! Estou habituada a 2kg de cada vez :P por acaso este ano comi UMA vez castanhas . De qualquer forma. Daquelas mesmo boas vendidas em papel de jornal não como há demasiado tempo (anos :P), assadas em casa comi uma vez (semana passada) e cozidas nunca como - eu gosto, mas custam uma fortuna :P o que é estranho, porque normalmente por esta altura já me enchi de castanhas (todas as semanas durante mês e meio) :P
    (Alguém vai fazer uma visita não planeada ao supermercado amanhã... ;))
    Correio é tão bom :P encomendei 1kg de goma xantana e, mesmo tendo usado a goma imensas vezes e comprado vários pacotes em lojas físicas, fiquei entusiasmada com a encomenda. É uma atração inexplicável :)
    Castanhas pelo correio é inédito!
    Espera... O que é que tu achavas que se fazia com as castanhas que se vende nos supermercados? :P
    Olá unha :)
    (Se as castanhas foram más e custou a descascar tenho pena de ti. Às vezes o meu polegar ficava dorido...)
    Sempre é melhor prevenir. Assim pelo sim pelo não até se piblicava no jornal - é melhor cobrir todas as possibilidades, não vá alguem não saber :)
    Na foto das duas castanhas sorridentes a da direita está com uma expressão particularmente brilhante :) está com uma cara de enorme satisfação!
    E parece um jantar delicioso :D
    Eu faço parecido, mas há algum tempo descobri uma dica maravilhosa. Castanhas, monte de sal, e depois de cerca de 30 minutos a 200º graus (eu não mexo, acho que não vale muito a pena) ponho o forno naquela função de ventoinha durante mais uns 10-15 minutos. Dá imeenso jeito, porque a casca "descola". Antes estava sempre a magoar os dedos e a ter de raspar aquilo, agora saem tão facilmente que até dá gosto descascar :P Ficam quebradiças e a pele de dentro (horrível de tirar) sai mesmo bem :) experimenta! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah castanhas dignas de filme de terror!
      Eu nao!... a minha ignorancia culinária nao tem limites, mesmo! Não te preocupes, eu lido bem com isto :P E faz-me ficar feliz quando descubro coisas simples e maravilhosas como estas!
      ótima ideia da ventoinha ;) acho k este forno nao tem, mas o da casa dos meus pais sim! Vou experimentar!

      Eliminar

Obrigada pela visita!