quarta-feira, 9 de julho de 2014

Queques de Cenoura


A saga dos queques continua!
Como vamos a meio da semana, deixei para hoje a receita dos melhores queques de sempre!!!

A receita, tal como o Bolo de Fécula de Batata da Prima Mena, também estava no livro de receitas da minha mãe.


Gostava de dizer que estes queques têm uma linda história, tanto por trás da receita como dos motivos que me levaram a experimentá-la... mas não tenho.

Estes queques foram feitos única e exclusivamente porque comprei umas forminhas novas de papel para queques com padrão listado. Sim, é verdade. Fui às compras sozinha (coisa que faço raramente, confesso) e não resisti em comprar. Quando cheguei a casa, um pouco como acontece com toda a roupa nova que compro, tinha de as ir estrear imediatemente!

As ditas.

Motivação para as comprar *.*

E foi assim que surgiram estes queques que, tal como todas as outras receitas do livro da minha mãe, não desiludiram nada e foram direitinhos para o meu top de receitas favoritas.

Ingredientes:
3 ovos
375 gr de açúcar
375 gr de cenoura cozida e triturada
3 c. de sopa de farinha
1 pta de canela
raspa de 1 limão

Modo de Fazer:
Ferver um pouco a cenoura com o açúcar. Deixar arrefecer e juntar-lhe os ovos batidos, a farinha e o reso dos ingredientes. Bater tudo muito bem (estes queques são diferentes dos queques normais!), colocar a massa em forminhas de papel, sobre formas de metal (alguns queques foram apenas em formas de silicone).
Levar ao forno a 180ºC durante cerca de 15-20 min (não cozer de mais, para ficarem húmidos por dentro).
São uma delícia!


Rende 17 queques pequenos
Cerca de 114 kcal/queque

10 comentários:

  1. Tenho de experimentar :D Vou só acabar os de ameixa que tenho ali e esses não me escapam :D

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :O Queques de ameixa!!! Também quero!
      Se experimentares estes depois diz como correu :)

      Eliminar
  2. As formas são muito giras :) Adoro estas sobremesas com laranja, são tão docinhas :)
    ____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Eu gostei muito delas! Depois disso já comprei umas com passarinhos, estou rendida aos queques XD
      Oh pah, eu queria dizer cenoura! Já emendei :P
      Beijinhos*

      Eliminar
    2. Boa tarde. Onde comprou as forminhas? gosto tantp delas e queria usar numa festinha com tema da selva.

      Eliminar
  3. Não é preciso que tenham uma história, acho que essas imagens dizem o suficiente... E dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, certo? Haha :)
    É engraçado, estás a fazer uma espécia de "nova edição" desse caderninho velho :) versão blog! Fica gira a documentação das experiências dessas receitas...
    E para estar no caderninho não podia ser menos que bom ;)
    Com o aspeto destes queques não sei como podes dizer que não tens jeito. Parecem queijadinhas! Já fiz no início das minhas experiências com queques uns de cenoura que até repeti... depois fiz outros diferentes que também foram um sucesso e que acabei por adaptar para fazer muffins de baklava :) mas acho que tenho de usar esta receita para completar o historial de receitas de muffins de cenoura!
    Também fico sempre a olhar para formas de muffins nos supermercados :) dá logo vontade de fazer uns queques! Essas são bem giras :) E a imagem do tigre diz tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh pois é, é mesmo uma nova edição do caderninho :P
      Estes foram uma exceção! Ficaram mesmo bons, é verdade, pareciam mesmo queijadinhas ;)
      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Eliminar
  4. Buenas noches , obrigada cielo20200

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Mas que óptimo aspecto! Quero fazer :)

    Só tenho uma dúvida, diz para "ferver um pouco a cenoura com o açúcar", como exactamente? Qual a quantidade de água que posso colocar para ferver as cenouras? E coloco o açúcar só no final?

    Obrigada :)
    Mariana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana, bem vinda :) Depois da cenoura estar cozida e triturada, junta o açúcar e leva ao lume um pouco, o tempo suficiente para o açúcar derreter.
      Beijinhos, espero que experimentes porque são dos meus queques preferidos ^^

      Eliminar

Obrigada pela visita!