segunda-feira, 23 de junho de 2014

Quiche de Sardinhas, Milho e Pimento para a noite de Sto António


O que eu vou dizer pode chocar muitas gente, mas...

Odeio as marchas populares

Não gosto nada, mesmo. Não gosto das roupas espalhafatosas onde não consigo vislumbrar nada de típico, das musicas que não se ouvem, da canção que não se percebe, das legendas desincronizadas na tv, da quantidade absurda de gente plantada na Avenida da Liberdade... prefiro muito mais um bailinho num bairro qualquer, com sardinhas assadas e bandeirinhas penduradas.

Não consigo deixar de achar isto ridículo e pindérico, desculpem-me os amantes das marchas. Não é por mal!

Mas também, dê-me sardinhas e já é meio caminho andando para me verem satisfeita.

Este ano no Sto António não houve nem baile nem bandeirinhas, mas houve sardinhas! Está bem que de lata, está bem que disfarçadas numa quiche, mas ainda assim sardinhas.


Uma quiche que me surpreendeu de tão boa, e que serviu para não só comemorar o Sto António, mas também para comemorar o fim do último estágio da minha irmã :D O que com caipirinhas e o filme dos Aristogatos também não tem nada de típico, mas tem bastante de animado.

Ingredientes:
1 pacote de massa quebrada de compra
2 latas de sardinhas com tomate enlatadas
1 lata pequena de milho
1/2 pimento vermelho pequeno cortado em cubos
2 dentes de alho
1 c. sopa de azeite
1 1/2 copos (dos de vinho) de polpa de tomate
leite q. b. (pode ser de soja)
1 c. sopa bem cheia de farinha maizena.
1/2 ovo batido para pincelar.

Modo de fazer:
Num tacho largo, alourar o alho com o azeite. Juntar a polpa de tomate (juntar um pouco de água se neecssário). Juntar as sardinhas esmigalhadas com um garfo, os cubinhos de pimentos e o milho. mexer e deixar refogar um bocadinho. Dissolver a farinha maizena num pouco de leite frio e juntar à mistura. Ir juntando leite até ficar com a consistência desejada, ou seja, assim mais para o consistente mas não demasiado para a quiche não ficar seca. Resevar. 
Dispor a massa quebrada numa tarteira, picando o fundo com um garfo. Juntar a mistura das sardinhas, pincelar com um ovo batido e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20-30 min, ou até que a massa esteja cozida e douradinha.
Uma delícia!


Rende 8 fatias grandes
Aprox. 233 kcal/fatia

2 comentários:

  1. (Vou ignorar o facto de já ter comentado no outro post e fingir que este é o primeiro porque é um bocado deprimente que o meu primeiro comentário seja sobre problemas técnicos. Espero que não te importes.)
    Olá! :)
    Eu acho que nunca comentei no teu blog ( ;) ), mas não tenho a certeza porque costumo lê-lo :P ando há imenso tempo para te seguir, mas adio sempre porque o meu dispositivo comentador (um tablet :P) é temperamental e tenho preguiça de ir ao computador para me fazer seguidora. E também porque tenho preguiça de comentar. :P Como comentaste decidi finalmente vir cá como algo mais que um fantasma ;)
    Gosto muito das tuas receitas e adorei a tua reportagem sobre como fazer alheiras (espero um dia aventurar-me), é giro ver as fotos e deve ser uma tradição agradável :D
    Quanto ao Santo António, eu nunca fui a essas marchas e tenho uma festa de família grande neste dia. Mas para mim é S. João ;) haha
    Gosto dos carrosséis e isso para crianças (eu acho que me divirto mais a ver do que eles :P), da animação e dos martelinhos (até certo ponto...), mas também não sou a maior fã dessas excentricidades. Gosto da tradição, de coisas simples, de gelados coloridos e um bocadinho nojentos e de barraquinhas mal montadas (com brinquedos falsificados a que eu não resisto) mais do que vestidos estranhos e imenso barulho, mas é uma questão de gosto. Acho que a maioria das pessoas na minha cidade está mais virada para a sardinhada que para essas folias ;) sempre olhei para o S. João como festa nesse sentido - martelos, barraquinhas, diversões (=carrosséis), pão com chouriço ou bifanas (inclui filas exageradamente longas), sardinhas e broa (apesar de não gostar de sardinhas :P). Mas tenho a tal "festa de família", que não tem muitos martelinhos mas também tem quantidades industriais de sardinhas, crianças a brincar, mesas compridas com imensa gente, fumo de churrasco, pessoas com o nariz um bocadinho vermelho a cantar ou a falar num volume desadequado e, se tiver sorte, um ou dois daqueles balões de ar quente a passar :)
    Acho que nunca comi sardinhas em lata, mas esta "espécie de quiche" parece deliciosa! Coisas tipo tartes frias com pimento são (quase) sempre boas :) pelo menos eu gosto. Por acaso nunca fiz :P tenho de corrigir isso. ;) Gosto da cor da tarte, faz-me lembrar uma que tenho a certeza que tem uma história qualquer, mas não me consigo lembrar de nada para além desta cor tostadinha que vejo na tua :) de qualquer das maneiras já está aqui demasiada história :P acho que divaguei um bocado...
    ...E esta maneira de comer as sardinhas é um resumo excelente da tua forma original de comemorar esta festa tradicional :D Parabéns para a tua irmã por concluir o estágio :)
    Só uma crítica: desculpa, mas acho imprudente comer esta tarte e ver os Aristogatos. Acho que toda a gente sabe que esses felinos adoram sardinhas... Tiveste imensa sorte por não ter dado problemas ;) (olha que alguns têm garras afiadas... Não sei se acredito que foi um garfo a picar o fundo da tarte.)
    (Tenho de ver os Aristogatos :P obrigada por me lembrares... Haha :) não sei porquê mas quando era pequenina não gostava muito... Ainda assim trazem boas recordações!)
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Avelã! :D Não te preocupes que compensaste a tua "presença fantasmagórica sem comentar" perfeitamente! Acho que nunca me tinha rido tanto com um comentário feito neste cantinho :P
      Adorava que a minha familia se reunisse toda nos santos populares! Eu sou bastante de sardinhas, fumo, narizes vermelhos e mesas compridas :) Como, COMO não gostas de sardinhas??? É coisa de Deus :P
      Eheh de facto foi uma improdência ver os aristogatos enquanto comia a quiche... Tens de rever os aristogatos, é um filme fantástico, de certeza que agora com os novos olhos que a maturidade te trouxe vais gostar mais do que quando eras pequena ;)
      Um grande beijinho, obrigada pelo comentário, sente-te sempre à vontade para comentares! O blogue precisa destas lufadas de ar fresco de vez em quando :)
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pela visita!