terça-feira, 3 de junho de 2014

Queques/Muffins de Courgette, Limão e Maçã Verde (vegan e sem gordura nenhuma!)


Muitas coisas se ouvem dizer acerca da obesidade e do excesso de peso. Apesar de notar que nos ultimos tempos tem havido um aumento do cuidado em pelo menos não se tecer certos comentarios em voz alta, a verdade é que quem tem um pouco de peso a mais não se livra de uma ou outra berdoada ocasional que aluda, ainda que levemente, ao facto de só ter peso a mais quem quer.


Não me interpretem mal: eu sei que ninguém engorda com o ar e que uma pessoa, não importa quem, se não comer nada durante uma semana, claro que vai emagrecer. A questão é que não há como negar que há pessoas com mais facilidade nisto que outras.


Às vezes há alturas em que os cuidados com a alimentação têm de ser redobrados, temos de triplicar a frequencia e intensidade do exercicio fisico e mesmo assim chega-se ao fim da semana e já nos podemos dar por contentes de termos conseguido manter o peso. Ou termos engordado apenas algumas gramas. Não importa se a causa são as hormonas, o metabolismo ou o stress - quem é que já não passou por isto, pelo menos uma vez na vida?!


Por isto, esta receita (inventada por mim, também tenho experiências que correm bem!) é para estas pessoas, para estas situações em que parece que a humanidade (e o nosso corpo!) estão contra nós. Para quem está numa fase não e que parece que até engorda com o ar. Para quem quer comer mais legumes mas não gosta. Para quem lhe apetece comer um docinho sem se sentir (muito!) culpado. 

Ingredientes:
1 courgette média 
1 c. chá de linhaça amarela moída
2 c. sopa de água
190 gr de farinha integral
130 gr de açúcar
1 c. cha fermento em pó
1 c. chá bicarbonato de sódio
Raspa e sumo de 1 limão
1 maçã verde

Modo de fazer: 
Misturar a linhaça com a água num copo de vidro, Deixar repousar no mínimo 10 min, até ficar com uma consistencia gelatinosa. Reservar. 


Ralar a courgette no ralador largo. Fazer o mesmo com metade da maçã (não tirei a casca a nada). Juntar com o sumo e a raspa de limão e misturar (vai fazer com que a courgette e a maçã não oxidem). 


Misturar os ingredientes secos: farinha, açúcar, fermento e o bicarbonato. Juntar a mistura da courgette e da maçã ralada e misturar tudo com uma colher de pau.


Juntar a restante metade da maçã verde cortada aos cubos pequenos.


Envolver tudo muito bem e dispor em forminhas de queques (usei de silicone). Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 25 min.



Ficam uns queques húmidos, fofos, e com um delicioso sabor a limão! Fiquei fã!

Rende 16 queques/muffins
Cerca de 77 kcal/queque


8 comentários:

  1. Também ando a tentar ( digo tentar porque não é nada fácil perder peso!!) reduzir o consumo de comidas muito calóricas e, por isso, esses muffins vieram mesmo a calhar. Só substituiria o açúcar por adoçante.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa sorte Márcia! :)
      Se substituíres por adoçante reduzes drasticamente as calorias por porção, mas para mim adoçantes não dá (desde que me disseram que fazia mal ao coração e blá blá blá opto sempre pelo açúcar - com conta, peso e medida, claro!). Depois conta como ficaram os teus queques ;)

      Eliminar
    2. Pode usar stévia em vez do açúcar.
      8-)

      Eliminar
    3. Boa dica Fernanda! Estupidamente, nunca comprei nem experimentei stevia, mas brevemente vou reparar essa falta :P

      Eliminar
    4. Uma sugestão que inclui ingredientes que gosto bastante. Vou experimentar :).
      Obrigada pela partilha

      Eliminar
  2. óptima sugestão!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito deste post!
    Já tive uns kilos a mais e se não tenho cuidado, facilmente engordo, é terrível!
    Das melhores coisas que fiz foi mesmo alterar por completo os meus hábitos, pois assim custa muito menos :)
    Adorei os queques, o interior parece muito húmido e bem saboroso, mesmo como gosto!
    Eu uso stevia em algumas coisas, mas o preço aqui é completamente proibitivo. Podes sempre usar o açúcar amarelo que é mais saudavel ou mel :)
    Eu diria que esta experiência não correu bem...correu na perfeição!! :) Vou levar a receita :)

    ResponderEliminar
  4. Uma pergunta, os queques descolaram bem das formas de silicone?

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!