segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Panquecas de caramelo e baunilha



Panquecas é daquelas coisas que acho que já tinha comido, mas não me lembro de alguma vez ter feito. 
Sábado já viemos de casa da nossa avó tarde, e como não tínhamos sopa feita lembrei-me de fazer panquecas. Portanto, o meu jantar de sábado foi chá e panquecas. Muito saudável, como vêm...
A receita tirei daqui, do blogue "Da Panela para o Coração". Ficam uma delícia, muito fofinhas (ficariam mais se as fizesse mais grossas, mas a frigideira mais pequena que eu tenho ainda assim é grande demais, para conseguir fazer panquecas pequenas têm de ficar fininhas), e a saberem q.b. a baunilha e a caramelo. Vou tentar mais combinações (no blogue da Marlene encontram lá mais variações de panquecas deliciosas), mas num dia em que tenha paciência, pois os meus nervos não foram feitos para fazer panquecas uma a uma... 
A receita rende bastante, sobrou ainda massa que se conservou na perfeição dois dias no frigorífico (as panquecas da foto foram feitas hoje de manhã). Embrulhei as que sobraram (já feitas) em papel de manteiga e um saco de plástico, para que amanhã ainda esteja fofas.
Aqui vai a receita:

Ingredientes (para muiiiiitas panquecas!):
3 ovos
470 gr de farinha
1 c. chá de fermento
0,6 l de leite
170 gr de açúcar
1 pitada de sal 
1 c. café de baunilha em pó
4 c. sopa de caramelo líquido
azeite para fritar as ditas

Modo de fazer: Misturar bem com uma vara de arames a farinha e o fermento peneirados, o açúcar, os ovos, o leite, o sal e a baunilha. Juntar o caramelo e envolver bem (a Marlene dizia para a massa repousar uma hora mas eu saltei esta parte e não me dei mal). Numa frigideira anti-aderente, deitar um pingo de azeite  e quando a frigideira estiver quente deitar uma concha de massa. Quando a massa ficar com furinhos, virar as panquecas. Repetir o processo até esgotar a massa. Como disse, a massa crua durou 2 dias sem problemas no frigorífico e as panquecas feitas continuam fofas no dia seguinte se bem embrulhadinhas em papel e acomodadas num saco de plástico. As minhas foram comidas com doce de morango e canela.
Espero que gostem, bom apetite!


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Selo Liebster Award


Recebi este selo pela Susy, do blogue Tertulia da Susy. É o primeiro selo que recebo,  por isso nem sabia muito bem o que era isto de selos mas fiquei muito contente!
 Este selo é dado com carinho por e para blogues com menos de 200 seguidores (200 seguidores! Parece-me um número astronómico! Já fico tão contente pelos meus fiéis 35, quando criei o blogue nunca pensei eu vir a ter tantos...). 

As regras são:
- Listar 11 factos sobre nós
- Responder às questões que nos atribuíram
- Nomear 11 blogues com menos de 200 seguidores
- Fazer 11 novas perguntas para serem respondidas por esses bloguers.

Então aqui vão 11 factos sobre mim:
1 - Estou no 3º ano de Psicologia e adoro o meu curso
2 - Meço 1,55 mas não me importo (e acho que até gosto!) de ser baixinha.
3 - Nunca tive nenhuma gastroenterite (a sério!)
4 - Em tempos já fiz teatro e o meu papel favorito foi o de Gilberta, no teatro "A Menina Feia" (Manuel F. Pressler)
5 - Tenho muita curiosidade em experimentar comer gafanhotos (assim tipo espetada!)
6 - Nunca fui ao Gerês (mas gostava muito de ir!)
7 - Gosto muito de visitar museus, principalmente o Museu do Traje, que nunca me farto de lá ir.
8 - Gosto muito de jogar às cartas (em especial no lago da minha faculdade!), e o meu jogo favorito é a sueca.
9 - Não gosto de batata cozida nem de coelho, mas se não houver mais nada como sem problemas.
10 - Não gosto de usar brincos, salvo em ocasiões especiais 
11 - Os vestidos são a minha peça de roupa preferida

Resposta às 11 perguntas de quem me nomeou:
1 - O maior amor
Ai, esta é tão dificil! Tenho tantos amores, desde pessoas, a objectos, a aspectos da vida... Mas se for pessoa, tenho de dizer a minha irmã gémea, pela qual tenho um amor incondicional, dilacerante e crónico :)
2 - A maior virtude
Gosto de pensar que sou divertida e optimista.
3 - O maior defeito
A falta de paciência! Quem me dera que a paciência se comprasse em doses, na farmácia ou no supermercado. Seria uma cliente fiel...
4 - O maior desejo
Viver com saúde o tempo suficiente para realizar a maioria dos meus projectos de vida
5 - O hobbie
Cozinhar (claro!), ler e escrever, PASSEAR (adoro passear, nem que seja só uma volta ao quarteirão! O tecto nunca me vai cair em cima da cabeça.... A minha vida perfeita seria passada de um lado para o outro, em constante passeio), fazer tricot, ver filmes, dormir. 
6 - Perfume preferido
Sou uma esquisita de primeira com os perfumes, identificava-me muito com um da Zara, o "Tender Peony" mas deixei de o ver à venda. Outro perfume que gosto muito, é um já antigo (que apenas encontrei á venda na farmácia do Chiado e numa lojinha de perfumes e sabonetes na baixa) com nome de número e que supostamente era de homem. Já agora, gosto muito de perfumes masculinos, de quase todos!
7 - Cor preferida
Laranja
8 - Viagem de sonho
Brevemente, quero ir a Veneza. Também gostava de ir à Tunísia, um dia.
9 - O prato preferido
Sardinhas assadas no pão! Dêem-me uma boa sardinha assada, uma fatia de pão, uma salada de alface, tomate e pimentos assados e sou uma mulher feliz.
10 - O melhor filme
Não consigo escolher: Titanic, Amor Acontece, A Lista de Schindler, Maurice, A vida de Pi (mais recentemente!), Memórias de uma Gueixa... Gosto muito também de filmes de animação (Ratatouille, Shrek...) e todos os clássicos da Disney.
11 - O melhor Livro
O Fio da Navalha, de Sommerset Maugham, como já falei aqui. Gosto tanto dele que quase me apetece obrigar toda a gente a lê-lo!

Nomear 11 blogues com menos de 200 seguidores:
Isto foi dificil, porque muitos dos blogues que sigo têm mais de 200 seguidores, outros que não têm indicação do número de seguidores, outros já tinham recebido o selo, outros que já não são actualizados há alguns meses (e que por isso não sei se continuam no "activo") e eu queria que fossem todos blogues sobre culinária ou que, pelo menos, dedicassem uma parte à culinária. Assim sendo, só consegui nomear 9! Aqui vão eles:


Perguntas para os bloggers seleccionados:
1 - Profissão/curso
2 - Porque começaram o blogue
3 - Comida favorita
4 - Cor favorita
5 - Livro favorito
6 - Recordação mais antiga de infância
7 - Um hábito (se for bizarro ou peculiar melhor ainda!)
8 - Medo/Fobia
9 - A acção mais impulsiva e louca que já fizeram
10 - Um objecto/utensílio essencial na vossa cozinha
11- Canção favorita

Espero que gostem, fico à espera das vossas respostas, beijinhos!


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Almôndegas de feijão com molho de tomate





Lembram-se dos escalopes de feijão? Logo na altura em que os fiz achei que a massa seria muito mais adequada para almôndegas do que para escalopes, e no post que publiquei até disse que um dia iria experimentar fazer almôndegas daquilo. Nunca mais me lembrei desta receita até a minha irmã mos pedir no outro dia - desta vez, tinha de experimentar fazendo almôndegas!
Veredicto: de facto, a receita funciona muito melhor para almôndegas. É a receita adequada para fazer aos fracos amantes da comida vegetariana, se estiverem suficientemente distraídos nem vão sentir a falta da carne!
Já o disse antes, mas volto a dizer: é uma receita deliciosa, fácil de fazer, extremamente rápida (requisito obrigatório na minha cozinha, em que em meia hora da minha vida já é muito tempo) se não está no top das receitas saudáveis também não é "má" para a saúde por aí além, e de certeza que é uma receita que os miúdos vão gostar. E, outro aspecto bastante importante, é uma coisa barata que podemos fazer em mais quantidade e congelar, que em 10 minutos temos o almoço/jantar pronto.

Desta vez, usei para cada 2 medidas de feijão cozinhado 1 medida de pão ralado. Digo isto porque assim pode tornar mais fácil para vocês fazerem diferentes quantidades do que se estivesse apenas em gramas como está na receita dos escalopes.

Seguir a receita conforme esta daqui até chegarmos à parte da mistura na frigideira. Depois de ter estado na frigideira, retirar do lume, pôr de parte as folhas de louro e deitar a mistura numa taça para que arrefeça. A massa tem este aspecto esfarelado, mas adere quando tentamos formar bolinhas:


Quando a massa estiver fria, formar almôndegas com as mãos (tenham cuidado em apertar bem as almôndegas, senão podem desmontar-se quando as forem cozinhar). E pronto! Aqui estão elas, arrumadinhas na tampa de um tupperware, prontas a serem congeladas (depois de congeladas, meto-as em sacos).


Para mim, almôndegas é sinónimos de puré de batata e molho de tomate, portanto aqui vai a receita, que não tem nada que saber:

Ingredientes (2 pessoas)
6 almôndegas de feijão
1 cebola picada em cubinhos pequenos
1 tigela de polpa de tomate
vinho branco
2 dentes de alho
azeite
manjericão e orégãos 

Modo de fazer: Refogar a cebola no azeite até ficar bem caramelizada. Eu usei uma frigideira, mas podem fazer num tacho largo (principalmente se gostam de triturar o molho de tomate, eu gosto de sentir os pedacinhos da cebola bem caramelizadinha, por isso isto não se aplica a mim). Juntar o alho partido aos pedacinhos. Juntar a polpa de tomate, e quando ficar um pouco seco, refrescar com um pouco de vinho branco. Quando o molho estiver a ferver, juntar as almôndegas, o manjericão e os orégãos e tapar. Dixar cozinhar uns minutos (não é preciso muito, uns dois ou três minutos) e virar as almôndegas. Deixar mais uns minutinhos, até o molho de tomate ficar da consistência que vocês apreciem e servir com puré de batata (eu faço sempre instantâneo porque não gosto muito de batata cozida).
Bom apetite!

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Bolo de Chocolate e Laranja - Dia dos Namorados


O dia dos namorados já passou e eu, não obstante continuar solteira, adoro o Dia dos Namorados. Juro que não percebo (e para além de não perceber até me faz ficar triste, na verdade) o ódio que algumas pessoas têm à data! Até faz impressão! Mesmo algumas das pessoas que têm namorado encolhem os ombros e dizem não ligar. E eu concordo com tudo: que não é preciso um dia específico para demonstrar o amor, que a data é usada para estratégias de marketing e isso tudo, mas é uma ideia tão linda, não acham? Há dias para tudo, e o dia 14 de Fevereiro (ou 12 de Junho, no Brasil) é o dia dedicado ao amor. E sinceramente, não acham que precisamos de todos de um dia dedicado ao amor? Agora mais do que nunca, na minha opinião...
Imaginem vocês que até há uma página no facebook com o título de matar o Cupido, ou lá o que é 0.0 
Como não estou interessada em matar o Cupido, fiz um bolinho para comemorar o Dia dos Namorados que era para levar a uma oração do dia 14. Como a oração foi adiada e eu não sabia, o bolo foi comido por nós e levado pela minha irmã para a Faculdade, para distribuir com os amigos. Também é uma boa forma de celebrar o amor, não acham?


A receita do bolo inspirei-me numa que tirei da internet, tamb+em de um blogue, mas infelizmente esuqeci-me de guardar o link! De qualquer das formas fiz-lhe muitas modificações, mas gosto sempre de referenciar todas as receitas como deve ser...
Acho que o bolo ficou demasiado seco para o meu gosto (queria um bolo mesmo húmido, encharcado em sumo de laranja), por isso para a próxima vou pôr-lhe mais calda de sumo de laranja ou acrescentar algum legume como a courgette ou a abóbora para dar mais humidade. Depois conto como correu!
A laranja juntamente com o chocolate é sempre uma combinação que não desilude.

Enfeitei com raspas de laranja (já agora, as raspas da laranja no chocolate derretido ficaram uma delícia) e com uns corações de chocolate e leite condensado que fiz seguindo uma receita da Lorraine Pascale, que não publiquei porque não gostei muito do resultado nem do sabor (mas serviu de experiência!).
Aqui vai então a receita:

Ingredientes
4 ovos
2 cháv. açúcar amarelo
2 cháv. chá de farinha
3 1/2 c. sopa de fermento em pó
4 c. sopa cacau em pó
Sumo de 2 Laranjas
Raspa de 2 laranjas
+/- 10 c. sopa água morna

Calda
Sumo de 1 laranja
3 c. sopa açúcar

Cobertura
200 gr de chocolate de culinária
2 c. sopa margarina
1 c. sopa leite
Raspa de 1 laranja

Modo de fazer: Bater as gemas com o açúcar e a água. Juntar a farinha, o fermento, o cacau, a raspa e o sumo da laranja. Juntar as claras em castelo e envolver bem com uma colher de pau. Deitar numa forma untada e enfarinhada e levar ao forno a 160ºC durante aprox. 40 min (fiz o teste do palito). Fazer a calda, levando ao lume o sumo e o açúcar até o açúcar derreter completamente. Cobrir o bolo ainda em quente.
Quando o bolo estiver frio, fazer a cobertura: derreter em banho-maria ou no microondas o chocolate com o leite e a margarina. Cobrir o bolo por cima e salpicar com a raspa da laranja.



quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Beringelas recheadas com soja, cenoura e alho francês


Não sei porquê, mas legumes recheados têm sempre para mim ar de "comida de festa". Nunca tinha feito beringelas recheadas, mas ontem fomos comprar fruta e legumes e elas estavam mesmo ali a pedirem para ser escolhidas, e eu não podia resistir, não acham? E ainda bem, porque ficou definitivamente um dos meus pratos favoritos! A consistência da beringela é perfeita para rechear: molinha no meio (dá para "escavarmos" sem ser preciso muita força ou jeito, ao contrário da courgette) mas com a casca dura, ficou simplesmente delicioso! E claro, fácil e rápido de fazer, que é o principal. Vai ser repetida muitas e muitas vezes...

Já comprei uma máquina fotográfica nova, muito melhor que a outra! Infelizmente  vou ter de a trocar porque esta não trás microfone. A sério, qual é a graça de uma ma´quina fazer apenas filmes mudos??? Vou mudar para uma versão da mesma, mas com microfone (é 10 euros mais cara, mas pronto, o que se há-de fazer?). Digam lá se as beringelas não ficaram bem na fotografia...

Para a receita, inspirei-me nesta daqui. Bom apetite!

Ingredientes (2 pessoas)
1 beringela pequena
1 alho frances pequeno
2 dentes de alho
2 cenouras pequenas
2 c. sopa de polpa de tomate
1 copo de granulado de soja f
vinho branco
azeite
sal
caril, pimenta e noz moscada
queijo ralado

Modo de fazer: Deixar de molho o granulado de soja de um dia para o outro. Escorrer. Aquecer o forno a 180ºC. Lavar bem as beringelas, cortar ao meio no sentido do comprimentos e escavar com cuidado o interior. Para ser mais fácil, eu cortei em toda a volta (sem perfurar o fundo, evidentemente), depois ao meio e depois em quadrados, para ser mais fácil retirar a polpa. Esfregar o interior com um dente de alho. Temperar com sal, pimenta e noz moscada a gosto e dispor num tabuleiro forrado com papel manteiga. Partir um dos dentes de alho em pedacinhos e dispor pela beringela. 
Ralar a cenoura, fatiar o alho frances em meias luas finas e cortar a polpa da beringela aos cubos. Numa frigideira, refogar o alho frances com um pouco de azeite. Juntar a polpa de tomate, a cenoura, a polpa da beringela e a soja granulada. Refrescar com um pouco de vinho branco. Temperar a gosto com sal, caril, pimenta e noz moscada. Deixar reduzir bem com a frigideira tapada. Rechear as beringelas com este preparado, cobrir com um pouco de queijo ralado e levar ao forno por 20 minutos. Eu servi com um arroz branco que sobejou do almoço de ontem.


Espero que gostem!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Passatempo "O Bolo da Marta"


Olá a todos! Desta vez não vos trago uma receita, mas sim um passatempo que é uma pareceria entre um blogue muito docinho - literalmente, não só porque tem de vez em quando lá receitas e se chama "Doce para o meu Doce", mas também porque lê-lo é como comer uma boa sobremesa, queremos saborear tudo e prolongá-la o mais possível. Quem não conhece, aproveite para ir lá dar um olhinho...
A outra pareceria é do apetitoso "O Bolo da Marta", uma loja cuja especialidade é sempre a base de suspiro com diferentes coberturas. Assim tipo pavlova que, a avaliar pelas fotos da página do facebook, deve ser mesmo de perder a cabeça!
Para participarem também basta clicarem aqui e seguirem o que é pedido. O vencedor ganha um lanche para dois n'O Bolo da Marta, no dia de S. Valentim - que está mesmo aí. Eu continuo solteiríssima e sem perspectivas de isso se modificar até dia 14, mas não é difícil arranjar um parceiro(a) para um lanche delicioso. Em ultimo caso ia eu sozinha e comia o lanche pelos dois, seria um sacrificio, mas pronto! :P

Nota: A minha máquina fotográfica sofreu a sua derradeira queda e espatifou-se por completo. Logo calhou ser nesta semana, que estive de férias e cozinhei todos os dias! Mas em breve compro uma nova e depois compenso os dias perdidos. Aguardem, novas receitas vêm a caminho!  

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Bolachas de aveia, mel e coco



Preparem-se, porque vem aí a receita das bolachas mais deliciosas que alguma vez comeram! Pelo menos, na opinião de todos cá de casa. Há qualquer coisa nestas bolachas, não sei se a culpa é da aveia, do coco, do mel, do açúcar mascavado, ou de tudo junto, que torna estas bolachas uma autêntica perdição!
Como sou fã incondicional de chá (bebo todos os dias pelo menos duas chávenas dele), às vezes ao lanche ou à noite sabe bem acompanhar com qualquer coisa boa (e não gosto muito de bolachas de compra -aliás, mesmo que gostasse muito não era coisa que quereria comer com frequência), e estas bolachas são as ideais para isso. Não nos deixam com aquela sensação de que falta qualquer coisa. A receita é da mãe de uma amiga da faculdade, que não se importou de partilhar comigo. E ainda bem que foi assim, beijinhos Inês!
Experimentem e digam de vossa justiça! É impossível não ficar viciado, ainda para mais são super simples e rápidas de fazer. 

Ingredientes
2 chav. aveia fina
1 chav. coco ralado
1 chav. farinha (de preferência integral)
1 c. chá fermento em pó
1 cháv. açúcar mascavado 
4 c. sopa manteiga
2 ovos
1 colher bem cheia de mel (e o meu é caseiro eheh)

Modo de fazer: Misturar tudo muito bem com as mãos. Com a massa, moldar bolachas com as mãos. Dispor num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno até cozerem (180ºC, durante mais ou menos 20 minutos, dependendo se as querem mais moles ou mais duras).
Como vêm, facílimas e simples. Como tudo o que é bom na vida :-)