quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Crumble de amora


Todos os anos, o fim do mês de agosto é dedicado a apanhar amoras silvestres na terra do meu pai. Usamos a maioria para fazer doce, mas outra parte congelamos - seja na esperança de fazer doce mais tarde ou para utilizarmos noutras receitas.

E foi assim que numa tarde fria e chuvosa do início do mês a minha irmã lembrou-se de experimentarmos um dos crumbles da Joana Macieira, do blogue "Palavras que enchem a barriga", só que em vez de mirtilos, utilizámos amoras!


E sentada no sofá, com uma mantinha nas pernas, e na tv a passar um episódio do masterchef... soube-me pela vida!

(e que saudades do principio do mês, em que podia dar-me a luxo de fazer uma pausa para lanchar confortavelmente no sofá!)

Ingredientes (1 pessoa)
Amoras - pus uma mão cheia delas
25 gr de açúcar mascavado
10 gr de farinha integral
12.5 gr de margarina fria

Modo de fazer: 
Colocar as amoras numa tigela/ramequin para ir ao forno (eu nem descongelei as minhas primeiro).

À parte, misturar os restantes ingredientes (usei os dedos) até ficar com a consistência da areia molhada. 



Cobrir as amoras com esta mistura e levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC durante 40 min. 



Tarãn! É bom demais!


4 comentários:

  1. Eu acho que ficou com um aspecto mesmo bestial :D Em relação a não ter ficado tão derretido, por acaso não sei... Terá sido de teres usado fruta congelada e eu ter usado fruta fresca? Também pode ter sido da diferença dos fornos e assim... Honestamente não sei :/ Mas sei que ficou com um aspecto tão bom que apetece mesmo provar :P

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Pois não sei. Também pode ter sido de teres usado mirtilos e eu amoras. Bem, o que interessa é que estava bom!

      Eliminar
  2. Adoro crumble e esta versão parece deliciosa!
    bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!