quinta-feira, 11 de julho de 2013

Tarte cremosa de ruibarbo e morangos


Nova remessa de ruibarbo da horta do meu pai! Este ano, o ruibarbo está on fire e tem sido pródigo em caules para as nossas tartes :) Depois do quase desastre da tarte de ruibarbo da minha Tia , esta tinha de saber divinalmente ou corria o risco de ser decapitada pela minha irmã. Como o meu pai também tinha trazido uns morangos da horta, decidimos combinar os dois ingredientes e fazer uma tarte super cremosa e que ficasse deliciosa! Ficou ainda melhor do que estávamos à espera: equilibrada na perfeição entre o doce e o ácido, cremosa mas consistente ao mesmo tempo, os cantos da massa (às vezes, a parte que mais detesto por ser muito massuda!) ficou a minha parte preferida, crocante e ideal para se guardar para a última garfada.


Desta vez, não seguimos receitas e cozinhámos com o coração. E quando se cozinha assim as hipóteses de que as coisas corram mal são muito diminutas, não é verdade?

Ingredientes
350/400 gr de ruibarbo e morangos (usei mais ruibarbo que morangos!) + morangos para decoração
8 c. de sopa de açúcar + açúcar para polvilhar.
200 ml de leite de soja (podem usar leite "normal")
2 c. sopa de fazinha maizena
1 pacote de massa quebrada de compra.

Modo de fazer: Arranjar os ruibarbos (cortar-lhes as olhas, lavar os caules e cortar às fatias - mais simples é impossível!). Tirar os pés aos morangos e parti-los aos pedaços (cortar os morango da decoração em fatias finas).

O ruibarbo dá para congelar, daí ver-se aqui um saquinho de congelação nesta foto! A ideia era esperarmos pelo fim de semana, mas a nossa gula não o permitiu!

Num tachinho, levar o ruibarbo e os morangos com o açúcar ao lume até começarem a cozer. Juntar 150 ml de leite e triturar a mistura com uma varinha mágica.

Não são umas cores lindas?
Deixar apurar um minuto ou dois. Dissolver a farinha maizena nos restantes 50 ml de leite e juntar à mistura, vertendo em fio e mexendo sempre com uma vara de arames. Ir mexendo sempre até levantar fervura e deixar que fique uma massa cremosa e consistente (pensem que se quisessem utilizá-la para cobrir um bolo, conseguiriam na perfeição sem que escorresse cobertura por todos os lados!). Deixar arrefecer um bocadinho.

O aspecto nesta fase confesso que o aspeto não é muito apelativo! 
Forrar uma tarteira com a massa quebrada e fazer-lhe uns furinhos no fundo com um garfo (eu deixo sempre o papel vegetal que a massa já trás, para que não se pegue à tarteira). Despejar-lhe o creme e enfeitar com os morangos fatiados reservados para a decoração. 


Polvilhar com açúcar. 


Levar ao forno aquecido a 180ºC durante 20 a 30 min (até a massa do rebordo da tarte ficar tostadinha). Esperar que arrefeça, remover o papel vegetal, desenformar a tarte (fica mias bonitinha, mas nós não queríamos sujar mais louça) e levar ao frigorífico até servir, que ela sabe bem é fresquinha.


Uma delícia!

Não se esqueçam do passatempo que está a decorrer no blogue até dia 29 de Julho! Conto com a vossa participação :) Para ler o regulamento e participar, clicar aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!