sábado, 27 de julho de 2013

Bolinhas de feijão e aveia, croquetes de okara e cenoura e e um incentivo à vossa participação no passatempo


Verão para mim também é sinónimo de piqueniques. Agora que penso nisso, também faço piqueniques no Inverno. Acho que viver no geral é sinónimo de piqueniques para mim!


Já fiz piqueniques em mesas para piqueniques, na relva, no chão; em sítios próprios para piqueniques, em largos, em sitios ilegais; já fiz piqueniques temáticos (uma vez, num Carnaval, fui com a minha irmã e dois amigos fazer um piquenique para Sintra, vestidos à anos 60 - os turistas até pediam para tirarmos fotos com eles), piqueniques prolongados (que duram um dia inteiro com direito a sesta e tudo), piqueniques à chuva, dentro do carro, com a familia, com amigos; piqueniques simples, de sanduíches apenas, e piqueniques à grande, com tudo a que um piquenique tem direito. Já fiz um aniversário piquenique, e o meu sonho é ter um casamento de piquenique, também (sou um pouco louca, eu sei!)

A adoração pelos piqueniques é de família, claro: a minha avó ofereceu-nos uma cesta de piquenique, andamos sempre com uma manta na mala do carro para todas as eventualidades, todos os anos temos de fazer pelo menos um piquenique em família.

A cesta oferecida pela avó! (foto da Maria)
A Joana, uma amiga minha da faculdade, fez anos e decidimos fazer um piquenique em Belém. Eu fiquei encarregue de levar os salgadinhos e decidi transformar a minha receita de hamburgures de okara super deliciosa em croquetes. Como também tinha muito feijão na arca, decidi experimentar uns pasteis de feijão. Fazendo aquilo que NUNCA se deve fazer (experimentar uma receita pela primeira vez para alguma coisa importante) mas que eu faço sempre, decidi inventar e ver como corria.
E não correu nada mal!

As bolinhas de feijão e aveia estão atrás de quiche, e os croquetes de okara e cenoura atrás das bolinhas de feijão e aveia, tudo nas marmitas com os guardanapos dos girassóis. Atrás, eu decapitada e as pernas do Hélder (foto da Maria)
Croquetes de okara e cenoura:
Modo de fazer: Fazer normalmente a receita de hamburgures de okara e cenoura, tendo o cuidado de, em vez de usar 1 copo de vinho tinto, usar apenas meio copo, e em vez de usar 2 cenouras grandes, usar apenas 1 grande ou duas pequenas. Amassar tudo muito bem e formar croquetes com as mãos. Passar por ovo batido e pão ralado e fritar. Podem ser congelados crus, e fritos quando se quiser, não sendo necessário descongelar primeiro.


Bolinhas de feijão e aveia:
Ingredientes:
1 1/2 cháv. feijão vermelho cozido
1 cháv. mal cheia de aveia em flocos
1 cháv. mal cheia de pão ralado
1 c. sobremesa de pimentão doce (paprika)
1 c. sopa de orégãos
1 c. chá de levedura de cerveja
1 c. café noz moscada
1 c. café de canela (sim, canela! Fica lindamente com o feijão e os orégãos, e não se vai sentir, mas faz toda a diferença!)
caldo de cozer o feijão q.b. (se usarem feijão em lata, podem usar caldo de legumes, ou de galinha, se não forem vegetarinos)
pimenta branca e alho em pó a gosto
ovo+aveia+orégãos q.b. (para cobrir)

Modo de fazer: Coze o feijão com um pouco de água até ficar bem cozidinho (usei a panela de pressão). Reservar o caldo. Misturar todos os ingredientes, com excepção do caldo, da pimenta e do alho. Juntar o caldo com uma colher de sopa até a massa ficar mais húmida, mas que permita ser moldada com facilidade. Temperar com a pimenta e o alho em pó. Fazer bolinhas com as mãos e passar por ovo batido e flocos de aveia com umas folhas de orégãos. Fritar e já está! À semelhança dos croquetes, também podem ser conglados e fritos apenas quando necessário.


Espero que gostem! Aproveitem estes dias bonitos para um bom piquenique ;)


Não se esqueçam que têm até dia 29 de julho para participar no passatempo de aniversário do Mãos de Manteiga. Ainda só há a participação de uma blogueira! Conto com todos vocês.

Deixo-vos novamente uma imagem do interior do livro, para ver se vos animo um pouco mais a participar!

4 comentários:

  1. :D

    Que piquenique giro que fizeste!
    Adoro fazer piqueniques...nada melhor para poupar na carteira e dar alegria ao coração ao estar junto de quem gostamos!

    A cesta é um mimo! =)

    E os salgadinhos perfeitos!*

    ResponderEliminar
  2. Olá! Ainda bem que encontrei mais uma pessoa adoradora de piqueniques como eu, também já fiz de tudo um pouco nessa matéria! Acho que é uma maneira ótima de reunir as pessoas, todos poderem comer, principalmente quando há crianças e vegetarianos :) e nos divertirmos. Adorei tuas sugestões, vou mesmo experimentar!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Adoro piqueniques!! :)
    Por mim fazia-os todo o ano, mas falta quem me acompanhe nessas aventuras!!
    Adorei as bolinhas de feijão e aveia, devem ser deliciosas. Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pena seres da Figueira da Foz! Se fosses daqui perto, combinávamos já um piquenique ;) Eu levava as bolinhas de feijão e aveia eheh
      Beijinhos*

      Eliminar

Obrigada pela visita!