domingo, 2 de junho de 2013

Tofu com crosta de broa, com espinafres e alho


Domingo é dia de refeições "especiais". Aliás, Domingo é o dia responsável pelo rombo na dieta e pelos quilos a mais - domingo é dia de acabar a refeição com uma sobremesa, ter almoços menos saudáveis e mais elaborados. Pode ter consequências às vezes desastrosas no perímetro das coxas, mas é essencial para o meu bem-estar. E também não é um dia no meio de seis que nos mata, certo?
O Domingo passado eu e a minha irmã estávamos sozinhas em casa e decidimos ter um almoço especial de manas, com todas as coisas excessivamente calóricas boas a que tínhamos direito: entrada, prato especial e sobremesa! Convidámos um amigo para o convívio e foi perfeito. 
Descobri esta receita de tofu com crosta de broa (eu, que nunca fiz bacalhau com broa!) no blogue "The Love Food", que se tornou num dos meus blogues preferidos. Comida vegana deliciosa, é preciso dizer mais alguma coisa? Combina carradas de alho, com broa e tofu, e nós ainda lhe acrescentámos espinafres. Só coisas boas, era impossível correr mal!
Uma receita para repetir muitas vezes, ideal para fazer de véspera ou mesmo para ter congelada, pronta a ir para o forno nas alturas de maior pressa. Vai direitinha para os meus favoritos!

Ingredientes:

Tofu:
250 gr de tofu
1 cabeça de alho
salsa q.b.
sumo de 1/2 limão
Pimenta
sal
farinha de trigo

Modo de fazer:
Cortar a cabeça de alho ao meio e levar ao forno (eu pus papel manteiga por baixo mas não precisa) a 220ºC durante 30 min (levar com casca e tudo!). Reservar.

O alho depois de assado fica com este aspecto. Ligeiramente duro e tostado nas extremidades, mas incrivelmente macio por dentro! Confesso que gosto dele simplesmente assim, barrado no pão!

Cortar o tofu em fatias. Fazer 4 golpes dentro de cada fatia e rechear alternadamente com um dente de alho assado e uma folhinha de salsa. Deixar a marinar num prato, como o sumo de limão, sal e pimenta durante 1 hora no mínimo. Ao fim desse tempo, passar as fatias de tofu por farinha e fritar ligeiramente numa frigideira com um fio de azeite (não deitar fora a marinado do tofu!).

Digam lá se o tofu assim colorido não fica apetecível?

Mas, entretanto, podemos preparar a crosta de broa:

1/4 de broa de milho média
1 ramo de salsa (sem os caules maiores)
alho assado a gosto (o que sobejou do tofu!)
4 c. sopa de azeite

Triturar tudo no robot de cozinha até formar uma farofa consistente que se molda facilmente quando apertada entre as mãos.
Cá está a broa, transformada em farofa!

Depois, preparar a cebolada:

2 cebolas grandes cortadas em fatias fininhas
1 dente de alho picado
2 folhas de louro
azeite q.b.
1/2 c. chá açúcar mascavado
1 c. chá de vinagre de cidra

Refogar as cebolas com o azeite, o alho e o louro. Deixar cozinhar durante mais ou menos quinze minutos, para que reduzam e fiquem meias meladas e deliciosas. Quase no fim, juntar o açúcar e o vinagre. Reservar no fundo do pirex onde se vai servir o tofu (nós pusemos num tabuleiro de barro).

Cá estão elas, antes de acender o fogão.

Bastante mais reduzidas, 15 min depois!
Depois, preparar os espinafres, refogando um molho grande deles na frigideira das cebolas (não juntei mais azeite, porque até mesmo sendo Domingo já estava com sentimentos de culpa da quantidade de azeite que já tinha gasto!) Reservar.
Era um molho tão grande, que quase ultrapassava a frigideira, e vejam só como ficou!

Montar tudo:
Em cima das cebolas, no tabuleiro de ir ao forno, colocar metade dos espinafres. Em cima, acomodar o tofu. Com o resto dos espinafres, preencher os espaços. Deitar o sumo da marinada do limão por cima. Calcar a broa por cima do tofu para formar uma crosta (vejam o passo a passo!)
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 min. 

Um
Dois

Três
Quatro!
Depois dos 30 min no forno, está pronto a comer!
Servi com salada de alface e tomate.
Bom apetite!


E, para terminar, um triffle vegano! Mas a receita virá no próximo post....

3 comentários:

  1. Tenho experimentado fazer algumas receitas vegetarianas e gostei desta sugetão

    ResponderEliminar
  2. Hummmm e estava mesmo mesmo bom! Mas à conta do Tofu, ficou por experimentar a receita do Empadão de Bacalhau!... Para a próxima, já sabes ;)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Ficou uma refeição bem bonita. Nunca experimentei mas, gostei da dica.
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!