domingo, 24 de março de 2013

Scones

 
Já estou na terra! Ou melhor, na terra do meu pai (em Trás-os-Montes), para passar a Páscoa. Cheguei ontem e já me sinto outra. Estar de férias tem muita influência, mas, para além da faculdade, acho que Lisboa também me cansa.
Hoje foi domingo e convidámos a minha tia para vir cá lanchar. Ainda não fomos às compras e hoje não está nada aberto cá na aldeia. Tínhamos pão (comprado ontem), doce de pêra e morango, margarina, umas fatias de fiambre e pouco mais. Não me apetecia fazer um bolo tipo pão de ló (só tinha ingredientes para esse tipo de bolos) então lembrei-me de fazer scones, uma coisa que nunca tinha feito e sinceramente nunca me lembra de ter comido, mas pelos blogues falam tanto dos scones, de como são deliciosos, versáteis e rápidos de fazer que não resisti em experimentar também. E pronto, é daquelas receitas que vou pôr nos meus favoritos e que vou memoriar, pois é daquelas coisas que dá sempre jeito saber e que se faz em quinze minutos (sem exagero), ideal para visitas de emergência.
Tirei a receita do blogue "As minhas receitas". Vejam só como é fácil:
 
Ingredientes (deu.me para 14 scones pequenos)
225 gr de farinha
40 gr de açúcar
1 ovo batido
1 c. sopa margarina
6 c. sopa de leite (usei leite de soja)
1 c. chá de fermento
 
Modo de fazer: Peneirar a farinha juntamente com o fermento. Juntar todos os ingredientes e misturar com as mãos, apenas até os ingredientes estarem ligados (não é preciso amassar demais). Moldar bolinhas com as mãos, deixando-as com um aspeto "tosco". Dispor num tabuleiro untado e enfarinhado ou forrado com papel manteiga. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 min. Servir quentinhos com doce ou manteiga (ou então podem comê-los simples, são também umda delícia!). Acompanham muito bem um chá quentinho.

 
Aqui estão eles, antes de ir ao forno! Como vêm, não se querem muito bonitos...
 
E foi assim que com scones, chá, torradas, fiambre, doces e uma manteiga de alho que fiz na altura (em breve direi como a fiz!) se fez um lanche perfeitamente aceitável. Mais fácil e simples é impossível!
 
 
São servidos? Só falta pedir ao Carson para servir o chá! (quem, como eu, é fã da série Downtown Abbey, vai perceber...).

6 comentários:

  1. No outro dia estive a dizer à minha mãe que tinha de experimentar fazer uns scones e tu partilhas uma receita! ihii Muito obrigada :p É um sinal de que os tenho de fazer, mesmo.

    Estão com muito bom aspecto! E com um bom chá, devem ser uma maravilha.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah é um sinal divino Marina! Tens mesmo de fazer, ou a maldição dos scones cairá sobre ti! :P

      Eliminar
  2. Têm um aspecto muito apetitoso! Muito lindos! parecem realmente muito saborosos barrados com a manteiga deve dar um sabor maravilhoso!
    Beijinhos* ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o melhor é que a receita é super simples e rápida :)

      Eliminar
  3. Adoro scones morninhos com compotas caseiras :)
    Ficaram lindos, também já fiz esta receita a aprovo!
    Feliz Páscoa. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com compota de morango ficam mesmo uma delicia :) beijinhos**

      Eliminar

Obrigada pela visita!