domingo, 27 de janeiro de 2013

Massas com legumes, tofu e molho de manteiga de amendoim



Olá a todos! Apesar de não ser doida por massas (prefiro arroz) era capaz de comer estas massas várias vezes por semana, porque o molho tem uma das minhas comidas preferidas: manteiga de amendoim! O molho, que é definitivamente o herói deste prato, aprendi no programa "Cook yourself thin" (a versão americana) e adaptei porque já não me lembro da receita original. Sinceramente ainda não percebi o que tem a manteiga de amendoim de "thin", mas vamos ignorar este aspecto. 
Podem fazer as combinações de legumes que mais vos agradar, muita ou pouca variedade, vegetariano ou com algum tipo de peixe ou carne. Penso que se pode tornar um bom destino para os restinhos que às vezes temos no frigorífico. Eu gosto de combinar com legumes cozinhados e legumes crus, para ter variedade de texturas, mas podem fazer da maneira que mais vos agradar. Cá vai a minha receita:



Ingredientes:
1 tigela bem grande de mistura de legumes (usei ervilhas, favas, bróculos, courgette e cenoura)
1/2 pepino
1/2 pimento vermelho
1 tomate
Esparguete integral 
4 fatias de tofu fresco (ou, se preferirem, grelhem-no primeiro) 
sementes de sésamo q.b.

Molho:
1 c. sopa bem cheia de manteiga de amendoim
1 c. sopa vinagre
1 c. sopa mal cheia de molho de soja
1 c. chá mostarda (mostarda a sério, nada daquelas que sabem a farinha ou que têm ovo e sabem a maionese)

Modo de fazer: Cozer o esparguete (na embalagem dizia 15 minutos). Cozer a mistura de legumes (partir a courgette e a cenoura aos pedacinhos). Partir o pepino ao meio no sentido do comprimento, e mais uma vez ao meio, tirar as sementes e partir em quadradinhos. Partir igualmente o pimento aos quadradinhos. Com o tomate, tirar-lhe o interior e partir também as quadradinhos. Partir o tofu em quadradinhos pequenos. Reservar tudo isto na tigela/saladeira onde se vai servir a massa. 
Preparar o molho: pôr os ingredientes numa tigela e acrescentar-lhe uma concha (das da sopa) da água de cozer o esparguete. Misturar tudo muito bem até ficar tudo desfeito. Escorrer a massa, escorrer os legumes cozidos, juntar tudo na saladeira onde já estão os legumes crus e o tofu. Numa frigideira, torrar as sementes de sésamo (só assim, não é preciso acrescentar gordura nenhuma à  frigideira) até ficarem tostadinhas. Juntar à massa. Cobrir com o molho e mexer com cuidado com uma tenaz. Já está! 
Quem diz que as refeições vegetarianas são demoradas, dispendiosas e sensaboronas, não sabe o que está a dizer. Aconselho-vos a sugerirem-lhes esta massa :) Bom apetite!


1 comentário:

  1. Acho que vais gostar da minha última publicação:

    http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2013/02/pasteis-de-tofu-e-ervas.html

    :-) Boa semana!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!