sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Brownies de chocolate e castanhas com cobertura de chocolate a amendoim

Olá a todos! Desculpem a minha longa ausência (nem aos vossos cantinhos tenho ido!) mas tenho andado com tanta coisa para fazer que parece que já nem tenho vida para além da faculdade. Ironicamente, esta semana falámos sobre os benefícios de escrever em blogues numa aula (claro que eu falei do Mãos de Manteiga!) e um post no blogue de um amigo fez-me um bocado abrir os olhos sobre ao facto de, também eu, me estar a tornar num robô programado a ter boas notas e a entrar na rotina do acordar - estudar - ir às aulas - fazer trabalhos - voltar a casa -estudar - ver tv ao mesmo tempo que se dormita - dormir finalmente. Neste espaço de tempo que são três meses, nasceu e morreu imensa gente, os miúdos da nossa família cresceram mais um bocadinho, os nossos amigos passaram e ultrapassaram dificuldades e nós nem reparámos, o nosso blogue ganhou pó e nós continuámos no nosso pequeno mundo desinteressante e automático. Por isso, hoje já estudei, mas vou ainda ao circo e depois vou ver a minha prima, que mora em frente mas que já não vejo há mais de um mês. 
Mas antes vou publicar a receita de uns brownies que fiz esta semana, para aproveitar umas castanhas assadas que sobraram. Foram inspirados nesta receita aqui, do blogue A Culpa é das Bolachas. A ideia de juntar as castanhas ao chocolate também foi "roubada" ao Diogo, que tinha toda a razão: chocolate e castanhas é uma combinação deliciosa.
Ficaram uma delícia e uma bomba calórica, só para quem adora do fundo do coração chocolate e que nunca se queixa que a sobremesa está "doce demais".
Ingredientes
200 gr de farinha
300 gr de açúcar
150 gr de manteiga
4 ovos
um punhado de castanhas assadas descascadas
50 gr de cacau em pó
200 gr de chocolate para culinária
Modo de fazer: Derreter o chocolate com a manteiga no microondas ou em banho maria. Entretanto, picar grosseiramente as castanhas. Bater os ovos com uma vara de arames. Juntar o açúcar ao chocolate derretido e mexer bem (usei uma colher de pau). Juntar os ovos batidos aos poucos mexendo sempre até se obter um creme. Juntar as castanhas, a farinha e o cacau e envolver bem. Forrar um tabuleiro (eu forrei dois pequenos) com papel manteiga, despejar a mistura e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 25 min.
Entretanto, fazer a cobertura:
Ingredientes
200 gr de açúcar em pó
80 gr de manteiga de amendoim
um pouco de leite
Bombons q.b
Modo de fazer: bater a manteiga de amendoim com um pouco de açúcar usando a batedeira eléctrica. Juntar um pouco de leite e o resto do açúcar até ficar um creme (o meu ficou líquido demais).
Quando a massa dos brownies estiver cozinhada, deixar arrefecer, cortar em quadrados e cobrir com o creme. Enfeitar com um bombom (eu cortei uns bombons redondos do Aldi em dois e usei metade para cada brownie).

Bom apetite!

5 comentários:

  1. Que aspecto guloso têm estes brownies! :)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Adorei estes brownies... O que há para nao gostar! Castanhas e chocolate, hummmmm... Obrigado pela partilha

    ResponderEliminar
  3. E estavam bem bons!! Eu era capaz de comer a cobertura à colherada! E o bolo tão humidozinho...mnhami!

    Beijinhos da tua irmã favorita!

    ResponderEliminar
  4. Feliz Natal para si e para a sua família. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Olá Anouska,
    que bom ler que estás a acordar da mecanicidade. Somos cada vez mais os despertos. Os teus brownies estão provocativos. Que vontade de comê-los!
    Olha, sabes o que são ILCs? Convido-te a visitar o PPP abrindo mais um pouco os horizontes da realidade.
    Mas o verdadeiro propósito deste comentário, é desejar votos de Feliz Natal em familia. Muita saúde, paz e harmonia.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!