terça-feira, 17 de julho de 2012

Tarte de Ruibarbo e Framboesa


Não percebo (quase) nada de agricultura, com grande pena minha, mas desde que o meu pai tem a sua horta urbano (que se vão cada vez mais multiplicando nos terrenos baldios um pouco por todos os subúrbios de Lisboa...) tenho revelado excelente capacidades de ter ideias quanto ao que cultivar! Como o meu pai diz, a mandar sou eu muito boa eheh. Assim, já atormentei o meu pai até que ele não teve outro remédio senão cultivar também couve bacalã (fui eu mesmo comprar as sementes), rabanetes e ruibarbo. Mas o ruibarbo ou foi de ter apanhado sombra a mais, ou água a mais, ou se calhar é mesmo assim (eu de ruibarbos percebo pouco) mas antes dos talos ficarem todos vermelhos, começaram a apodrecer! Assim, mandei apanhar aquilo tudo mas como acho que a parte verde do talo não presta aproveitei apenas a parte vermelha. Alguém sabe se é normal começarem a apodrecer antes do talo ficar todo vermelho? Ou o talo nunca fica todo vermelho? Bem, com o que consegui aproveitar juntei algumas framboesas e virou uma tarte de puré de ruibarbo e framboesa! Os dois ingredientes casam lindamente, aconselho!


Ingredientes:
1 cháv. ruibarbo partido aos pedacinhos
1 cháv. framboesas congeladas
1 pacote de natas
Açúcar q.b.
2 ovos
1 pacote de massa quebrada de compra.

Modo de fazer: Forrar uma tarteira com a massa quebrada e fazer-lhe uns furinhos no fundo com um garfo (eu usei uma tarteira de fundo amovível). Num tacho, levar ao lume o ruibarbo, as framboesas e o açúcar até  virar uma compota (se for necessário, triturar com uma varinha mágica). Numa tigela à parte, bater os ovos e juntar as natas. Juntar a mistura de framboesas e ruibarbo. Verificar o açúcar e se for necessário acrescentar mais um pouco. Deitar esta mistura na tarteira e levar a forno pré-aquecido. 

Espero que gostem! Para a próxima, espero ter ruibarbo suficiente para conseguir fazer uma tarte "exclusiva" !

Não se esqueçam, quem ainda não participou no passatempo comemorativo do primeiro aniversário do meu blogue pode ainda fazê-lo hoje ou amanhã! Conto com vocês!

10 comentários:

  1. Anouska, minha querida, peço desculpa por so hoje vir conhecer seu cantinho, mas cá estou e ja vim para ficar, eu nunca experimentei nem plantei ruibarbo, confesso que tenho uma enorme curiosidade, ver se encontro para colocar em minha quinta!!!!

    Essa sua tarte, adorei...

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida, se tens quintal aconselho plantares ruibarbo, mais não seja para experimentar! Fica delicioso em sobremesas, pelo contraste ácido-doce. Beijinhos*

      Eliminar
  2. Já tenho ouvido falar bastante do ruibarbo mas nunca experimentei.
    A tua tarte ficou com muito bom aspecto e uma cor muito bonita
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belinha, experimenta, fica muito bom! Para a próxima a cor vai ser ainda melhor e mais viva. Beijinhos*

      Eliminar
  3. O pai perguntou à Ivone e ela disse que é normal, e que a parte verde também se come! Disse que a unica coisa que não se comiam eram as folhas...

    ResponderEliminar
  4. Que delícia de receita,adorei o seu blog beijos

    ResponderEliminar
  5. Anouska minha partiçipaçao em teu aniversario do blog: http://tachosvspanelas.blogspot.pt/2012/07/bom-dia-bom-dia-d.html


    Espero que gostes

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Nunca comi Ruibarbo mas já o vi ser utilizado em muitas sobremesas e estou a ficar cada vez mais intrigado :) Tem um excelente aspecto e adoro a cor :) Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É Diogo, só mesmo experimentando! Pena raramente se ver à venda em Portugal, e quando se vê o preço até mete medo ao susto... Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pela visita!