sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Bolo Húmido de Pêras da Lena - Participação no passatempo "Na cozinha da Mariana"

´
Já não postava à imenso tempo, mas nada melhor para (re)começar do que a participar num passatempo. A receita deste bolo, que foi feito para a sobremesa de um almoço de frango com caril feito por um amigo do meu pai, foi-me dada pela mãe da minha prima Leonor, a Lena, e é o suprasumo de bolo simples, fácil de fazer, deliciosamente humido e cheio de fruta.
´
A receita original leva maçã, mas como tinha - e tenho - muitas pêras (que ainda vieram da terra do meu pai), nada como experimentar, e com quantidades "industriais" de pêra. Ficou delicioso como sempre e deu para diminuir o número de pêras que temos guardadas na despensa. Talvez não seja um bolo muito festivo para um aniversário, sem coberturas nem recheio, mas eu tenho uma relação de amor muito especial com este bolinho. Portanto Mariana cá vai a receita, cheia de carinho:

Ingredientes
4 ovos
3 maçãs (eu usei 7 pêras pequenas+3 para decorar)
3 chávenas de farinha
3 chávenas de açúcar mal cheias
1 chávena de óleo
1 colher de sobremesa de canela (como adoramos canela cá em casa pusemos o frasco de cabeça para baixo e fomos despejando e provando até saber bastante a canela, mas isso fica ao teu gosto)
1 colher de café de fermento
Modo de fazer: Separar as claras das gemas. Bater as gemas com a farinha, o óleo e o açúcar. Juntar as pêras aos pedaços pequeninos batendo sempre (esta parte pode parecer um bocado estranha, porque a massa fica primeiro muito dura para depois ficar cremosa, então desta vez decidi picar as pêras primeiro no 1, 2, 3. Ficou igual, mas as pêras oxidaram demais, portanto para a próxima vou fazer da "maneira antiga"). Juntar a canela e as claras batidas em castelo. Envolver bem. Juntar o fermento e envolver, mas sem bater.
Colocar numa forma previamente untada com manteiga e farinha, mas não mais que metade, pois o bolo cresce imensooooo (desta vez, como levou muita fruta, nem cresceu assim tanto). Desta vez fiz num tabuleiro, mas costuma ser numa forma redonda com um buraco ao meio. Enfeitei com pêra às fatias. Levar ao forno até estar cozido (como o meu forno não dá temperaturas e sempre fui má com tempos, vou fazendo o teste do palito)

Cá está ele momento antes de ir ao forno
Se quiseremos que fique (ainda) mais fofo, disse-me a Lena que podemos substituir um pouco da farinha por fécula de batata, mas eu nunca experimentei e não creio que seja preciso.

 


Espero que gostes! Mesmo que não seja para o teu aniversário, é sempre uma delicia com uma grande caneca de chá

Fácil
Barato
8 a 10 pessoas

 

3 comentários:

  1. Olá!!! Obrigado por participares também o que me deixou muito feliz. É destes bolinhos simples que eu mais gosto e por isso a receita fica anotdissima,parece de-li-ci-o-so!!

    Beijinhos e uma vez mais obrigado por me concederes o miminho de participares.

    ResponderEliminar
  2. ahh yummi XD tem um aspecto delicioso!! aii tou cá com uma vontade de fazer bolo ^^'

    ResponderEliminar
  3. Pois, eu cá acho sempre que de aspecto os meus bolos, enfim, nunca ficam como eu idealizava!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!