terça-feira, 16 de agosto de 2011

Empadão de soja


Já não postava há imenso tempo, mas agora com as férias (quando estou de férias ainda tenho menos tempo do que quando estou nas aulas, é incrível) diminuiu o tempo e a paciência para publicar alguma coisa, mas por outro lado as festas da terra do meu avô a semana passada e aqui da terra do meu pai esta semana fizeram multiplicar os cozinhados aqui por casa, que foram tudo menos saudáveis (devo ter engordado pelo menos 1 kg desde há duas semanas para cá, mas agora tenho o resto do mês para me redimir eheh), mas compensam por serem deliciosas. Também não há festa todos os dias, há que aproveitar para tirar a barriga de misérias, que não é nenhum crime!
Depois da festa da terra do meu avô (Leomil, ao pé de Almeida - já agora aproveito para fazer publicidade a uma linda terra com a melhor festa do mundo), apetecia mesmo era uma receita simples, sem grandes complicações e que se fizesse rápido e se comesse ainda mais depressa. Assim surgiu o simplíssimo empadão de soja, que é feito aqui por casa muita vez (adoro empadão, mesmo quando estou doente, quando estive com gripe A comia empadão todos os dias que era a única coisa que me apetecia). Na verdade, é feito praticamente da mesma maneira que o empadão de carne normal, portanto não é nada de especial, mas veio mesmo a calhar!

Ingredientes
2 mãos cheias de granulado de soja previamente demolhada (de um dia para o outro)
1 pacote de puré de bata instantâneo
1 cebola
2 dentes de alho
2 folhas louro
Polpa de tomate (nós fazemos em casa e congelamos em sacos do gelo, mas desta vez usei tomates que tínhamos congelados)
2 colheres sopa ketchup

1 colher de sopa de mostarda (por engano usei da picante, mas ficou bastante agradável)
2 colheres chá caril
1 colher sopa oregãos
1 ovo batido

Modo de fazer: Fazer o puré de batata conforme as instruções da embalagem. Numa frigideira grande refogar a cebola, o alho e as folhas de louro em azeite. Juntar a polpa de tomate (no meu caso os tomates congelados) e se secar demais juntar uma pinguinha de água. Juntar a soja e deixar cozinhar mexendo de vez em quando. Juntar o ketchup, a mostarda, o caril e os oregãos. Montar o empadão (puré - soja - puré), pôr o ovo batido por cima e levar ao forno ou ao microondas até ficar gratinado (no meu querido forno eléctrico industrial demorou uns 20 minutos). Servimos com salada de tomate da horta da minha prima, e estava uma delicia!

Fácil
Económico
2 pessoas (que comam muito, como foi o meu caso e o da minha irmã muahaha)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!