quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sopa de Beterraba


A sopa de beterraba cá em casa costuma ser uma das nossas comidas de conforto, feita quando nos apetece qualquer coisa para aquecer a alma ou alegrar-nos nos dias que, sem serem maus, são mais assim-assim. A receita original acho que era ucraniana, e já não sei onde a arranjei, pois foi rapidamente esquecida e adaptada ao nosso estilo de alimentação, em que sopas com natas não fazem parte do quotidiano.
A receita é muito simples, faz-se num instante e ainda mais num instante se come. O que demora mais tempo mesmo é cozer a beterraba, mas isso resolve-se comprando-a já cozida ou fazendo como nós, que cozemos uma grande quantidade de uma vez e congelamos. Portanto, esta beterraba foi mesmo "como deve ser", saídinha da horta urbana do meu pai.
Ingredientes:
1 cebola grande
3 ou 4 beterrabas já cozidas (usámos 4 porque eram um pouco pequenas)
1 litro de caldo de carne (1 litro de água+1 cubo caldo de galinha)
sal e noz moscada

Modo de fazer: Alourar a cebola picada com um pouco de azeite. Juntar a beterrada cortada em cubos e deixar ficar assim uns 2 ou 3 minutos, mexendo de vez em quando. Juntar a água e quando ferver juntar o cubo de caldo de galinha. Triturar tudo muito bem com a varinha mágica e deixar ao lume até engrossar. Juntar o sal e a noz moscada a gosto. Servir de seguida, até porque se gostarem tanto de beterraba como nós cá em casa não conseguem esperar muito!

Fácil
Económico
4 pessoas (eu e a minha irmã comemos apenas desta sopa ao jantar e ainda sobejou um bocadinho, portanto dá à vontade para duas pessoas se a refeição for apenas constituída pela sopa)


1 comentário:

  1. Ando para fazer esta sopinha à sei lá quanto tempo mas à conta dos miúdos ainda não calhou mas estou desejosa de a provar....

    beijinhos e parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!