segunda-feira, 11 de julho de 2011

Falafel

A minha comida de plástico é o Joshua's, muito conhecido pela sua pita shoarma. Quando vou sair com os meus amigos, enquanto eles vão todos em excursão ao McDonald's, a maioria da vezes fico-me pelo Joshua's. Não pelas suas pitas, mas pelas suas saladas. Principalmente as que têm o falafel.

Eu pura e simplesmente adoro falafel. Quando o comi pela primeira vez pensei logo: tenho de tentar fazer isto em casa! A receita, muito repetida aqui por casa quando nos apetece uma coisa frita ao jantar, tirei-a de um site em inglês, já não me lembro qual. Gosto porque é muito fácil de fazer, é rápida, económica e imensamente versátil. Pode ser servida como uma entrada rápida e original, como personagem principal num almoço ou jantar vegetariano ou então levar-se para os piqueniques para se fugir um bocado à tendência dos rissóis e dos croquetes. Só coisas boas!

Ingredientes:
1 cebola grande
Uma lata de grão de bico
2 c. sopa farinha
1 pitada de sal
Salsa q.b. (eu uso bastante)
cominhos, caril e pimenta a gosto (eu ponho bastante também muahaha)

Molho:
Maionese
salsa picada
Cominhos e caril

Modo de Fazer: Picar a cebola (atenção: não triturar a cebola, senão quando os fritarem vão-se abrir, ainda mais do que os da foto). Esmigalhar o grão de bico com um garfo e juntar à cebola picada. Picar a salsa e juntar à mistura anterior. Juntar a farinha e misturar tudo muito bem com as mãos. Formar bolinhas e fritar. Para o molho, misturar todos os ingredientes, e fica igualzinha à maionese das pitas shoarmas!
Eu gosto de as servir com salada de alface, tomate e milho.
Dá para mais ou menos 25 bolinhas. Da última vez congelei o que sobejou em cru, assim quando me apetecer falafel é só tirar do congelador e fritar logo de seguida!

Nota: a foto foi da primeira vez que fizemos falafel (temos a mania de tirar fotos quando fazemos algo pela primeira vez). Abriram um bocado porque apertámos pouco as bolinhas e porque a cebola estava demasiado picada.

Fácil
Económico 
6 pessoas ou mais

2 comentários:

  1. Olá Anouska!
    Há muito tempo que ando para experimentar fazer falafel, mas achava sempre que era muito trabalhoso. Pela tua receita, parece que não!:) Um dia destes vou aventurar-me.

    Beijinho,
    Olivia

    http://omundopelaboca.blogspot.de/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, tens de experimentar, é das minhas comidas preferidas! A comida israelita nunca é demasiado complicada, mas é sempre deliciosa ;) Depois diz como correu. Beijinhos e obrigada pela visita!

      Eliminar

Obrigada pela visita!